VLT de Fortaleza: marcada nova licitação para retomada de obras

Processo para retomada das obras do ramal Parangaba-Mucuripe será deflagrado no dia 10 de dezembro, com novas regras de contratação, anuncia o governo cearense

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Fonte: Assessoria de Comunicação Seinfra/CE  |  Autor: Assessoria de Comunicação Seinfra*  |  Postado em: 25 de novembro de 2014

Perspectiva da futura estação Parangaba do VLT

Perspectiva da futura estação Parangaba do VLT

créditos: Divulgação Metrofor

 

O governo do Ceará, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra-CE), retomará os procedimentos para finalizar as obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Será iniciado um novo processo licitatório, com a apresentação das novas propostas de valor para a licitação do tipo menor preço. Em agosto, houve uma licitação, porém o valor ofertado pelo consórcio VLT-Fortaleza (R$162 milhões) não foi aceita pela Seinfra.

 

Paralisadas desde junho 2014, o processo de conclusão das obras civis do ramal Parangaba-Mucuripe deverá ser retomado no próximo dia 10 de dezembro, informou a Seinfra. Naquela ocasião, o governo tomou a decisão de romper o trato firmado com o consórcio que executava os trabalhos por conta do não cumprimento do prazo de conclusão.

 

VLT Parangaba-Mucuripe 

Projeto da Seinfra em conjunto com a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), o objetivo é remodelar o ramal ferroviário Parangaba-Mucuripe, atualmente utilizado para transporte de carga, para ser utilizado para o transporte de passageiros.

 

O ramal atravessa 22 bairros, que representa 505.162 habitantes (aproximadamente 20% da população da cidade). Um estudo de viabilidade realizado entre os dias 25 e 29 de maio de 2006 resultou uma previsão de demanda potencial de 90 mil passageiros por dia. 

 

O projeto prevê, dentre outras, a construção de três tipologias de estação, sendo uma elevada (Parangaba), a do Papicu (que fará a integração com a Linha Leste do Metrô e o terminal) e outro tipo de padronização para as outras seis estações: Montese, Vila União, Rodoviária, São João do Tauape, Pontes Vieira e Mucuripe. Os modelos constam do material descritivo. Serão construídos, também, dois elevados com vãos de 32,90 m, uma passagem inferior passando pela avenida Borges de Melo, além de passarelas sobre a avenida Expressa e a Pontes Vieira, como exemplos.

 

Integração 

No futuro, o ramal Parangaba-Mucuripe será integrado a outras três linhas. A Oeste, já existente, e que teve seus trens remodelados com reforços de VLTs. O sistema também contará, a partir do ano que vem, com os Trens Unidade Elétricas da Linha Sul, a primeira linha metroviária do Ceará, que recebeu investimentos da ordem de R$ 1,7 bilhão. O governo busca ainda captar recursos para colocar em prática a Linha Leste, subterrânea, e que sairá do Centro ao Fórum Clóvis Bevilaqua.

 

O ramal, de 12,7 km ligando o Mucuripe à Parangaba, sendo 11,3 km em superfície e 1,4 km de trechos elevados. Seis VLTs fabricados pela Bom Sinal no Cariri cearense conduzirão os passageiros. Movidos a diesel, os VLTs possuem ar-condicionado, sendo mais confortáveis que os antigos trens.

 

*Editado por Mobilize Brasil


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