Em Passo Fundo (RS), as obras da primeira ciclovia da cidade avançam e o traçado que dará forma para estrutura já pode ser observado. Nessa primeira fase, os trabalhos estão sendo realizados nos canteiros da Avenida Brasil, entre as ruas Teixeira Soares e Livramento, com aproximadamente 1,5 km de extensão. Na próxima semana, inicia-se o trabalho de pintura e, durante o processo, a ciclovia não deverá ser usada para permitir a secagem da tinta.
Segundo a secretária de Planejamento, Ana Paula Wickert, o 'Programa Passo Fundo Vai de Bici' inicia com a implementação de uma via bonita, plana e arborizada. “Estamos equipando a cidade com uma alternativa para esporte e lazer que já está atraindo muitos simpatizantes e usuários. O sucesso dependerá da participação de todos no respeito às regras de uso e limpeza da área”, destacou.
Cidade mais ativa
O projeto propõe uma ciclovia bidirecional, com 2,4 m de largura, além do "caminhódromo" de 1,2 m de largura, proporcionando um espaço adequado para uso de bicicleta, patinetes, corridas e caminhadas. A pista será pintada e sinalizada conforme as exigências do código de trânsito, com destaque em vermelho para as áreas de atenção ao ciclista e pedestre em todas os cruzamentos, considerados os pontos críticos de acidentes nas ciclovias. Nos cruzamentos, os motoristas deverão estar atentos, sendo a obrigatoriedade de parar do ciclista.
Os acessos da ciclovia terão balizadores para impedir a entrada de veículos. Ainda, serão implantadas lixeiras ao longo do trajeto e os bancos de todos os canteiros serão recuperados e pintados. Em 2015, a comunidade contará com a instalação de bicicletários nos pontos de maior concentração, a fim de favorecer o deslocamento da bicicleta para outras atividades e lazer.
Uso do espaço
Na pista da ciclovia poderão circular bicicletas comuns e elétricas, patinetes, e também será permitido o uso de skate, mas sem a realização de manobras pelos skatistas. O trânsito de motocicletas e de qualquer outro veículo motor é proibido, bem como a locomoção de pedestres, que deverão utilizar a faixa própria de pedestres que acompanha todo o percurso da ciclovia, o caminhódromo.
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