Alunos de um centro universitário localizado na região central de Manaus resolveram restaurar os pontos de ônibus localizados na Avenida Getúlio Vargas, por onde passam antes das aulas. Incomodados com o estado de conservação e sujeira, eles criaram o projeto 'Parada Limpa- esse papel também é seu'. A ação recebeu apoio da prefeitura e ocorreu neste sábado (8).
"A ideia surgiu da dificuldade que enfrentávamos todos os dias no uso dessas paradas, principalmente à noite. Nos dois locais, a sujeira e o mau cheiro imperavam, sem falar da insegurança. Nada ali era visualmente agradável, tinha odor, lâmpada quebrada e até morador de rua usando o abrigo como casa", explicou uma das coordenadoras da ação, Danielle Conceição, por meio de assessoria de imprensa.
As paradas receberam melhorias. Telhas foram trocadas, a parte elétrica das paradas refeita, as estruturas metálicas e de concreto receberam pintura esmaltada. Além disso, o muro ganhou figuras com mensagens educativas em toda a sua extensão.
Segundo a Secretaria Municipal do Centro (Semc), as ações começaram com um trabalho de sensibilização dos camelôs que ocupam a calçada. Todos passaram por treinamento para melhorar seus produtos e as condições de higiene das bancas.
O segundo passo foi uma caminhada pelas ruas e avenidas do Centro para pedir a ajuda da população quanto à limpeza e a manutenção das paradas e da cidade como um todo. "A mensagem que nós queremos deixar é que a população faça a sua parte. O que estamos fazendo aqui é uma demonstração de cidadania. Manaus é uma cidade muito bonita, mas para que ela fique em primeiro lugar em limpeza é preciso que as pessoas parem de jogar lixo no chão, é preciso mudança de hábito. Se cada um se conscientizar, Manaus mais bonita vai ficar!", disse Rose Gemaqui, Gari da Alegria, que participou da ação.
O terceiro e último passo foi a lavagem e reforma dos abrigos, além da pintura do muro do Hospital Beneficente Portuguesa, realizadas neste sábado.
Leia também:
Na falta de regras para micro-ônibus em Manaus, o caos prevalece no transporte público
Com menos de 10% do prometido, ciclovia em Manaus ainda não é realidade e obras estão paradas
Copa: Legado está na forma como as pessoas enxergam o transporte - e não nas obras de mobilidade