Os moradores de Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte, vão poder retornar para casa nesta sexta-feira (7) sem precisar pagar passagem. A ideia é do Movimento Tarifa Zero, que está usando o coletivo para conversar com a população sobre os problemas relacionados ao transporte público. A partida será às 17h, do centro da capital mineira, rumo à Contagem. A volta será às 20h, do Fórum de Contagem, para a Savassi.
Segundo Letícia Damires, integrante do Tarifa Zero, a proposta de fazer o percurso gratuito para a Grande BH foi idealizada pelos próprios passageiros. “Nós chamamos de 'Busona BH/Contagem'. Vamos proporcionar um contato direto com as pessoas e expor nossas ideias. As pessoas poderão esticar o braço em qualquer ponto de ônibus e embarcar conosco para discutir os probelmas e conseguirmos um transporte sem catracas”, disse.
O Tarifa Zero busca uma mudança na forma de financiamento do transporte público. Segundo o movimento, ao invés de se cobrar no momento do uso, o transporte deve ser financiado como os outros serviços públicos: por toda a sociedade. Esta campanha é promovida pela Assembleia Popular Horizontal de Belo Horizonte e coleta assinaturas para um projeto de lei de iniciativa popular a ser entregue à Câmara de Vereadores.
Leia também:
Tarifa de transporte coletivo sobe 4 vezes mais do que preço do carro
VLT de João Pessoa será testado em dezembro. Tarifa fica R$ 0,50
Passageiros reclamam de superlotação do BRT Move em BH