O primeiro trem da nova frota do metrô de Belo Horizonte foi apresentado à imprensa na tarde desta quarta-feira, no Pátio de Manutenção Eldorado, em Contagem. Por enquanto, apenas uma das dez novas composições foram expostas. Ao todo, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) investiu R$ 171,9 milhões nos veículos que, a partir do ano que vem, devem aumentar o número passageiros por dia, saindo dos atuais 230 mil para cerca de 340 mil/dia.
Entre as novidades estão uma série de itens que buscam proporcionar mais conforto aos passageiros, tais como ar condicionado duplo, janelas amplas e portas mais largas. O design também fica mais moderno, com contornos arredondados e futuristas, além do emprego de tecnologia sustentável. O sistema de iluminação contará com luminárias a LED, mais duráveis e econômicas. As composições também serão equipadas com dispositivos que reaproveitam energia elétrica durante a frenagem, reduzindo os custos de manutenção e colaborando com o meio ambiente.
Sem divisões internas entre carros, os salões do novo trem serão integrados, formando um amplo corredor entre um carro e outro. Assim, o passageiro poderá se deslocar livremente entre os quatro carros, acomodando-se no local de sua preferência e facilitando a circulação de pessoas.
A partir de janeiro do ano que vem, as viagens de metrô também contarão com um mapa eletrônico luminoso, que irá informar as estações percorridas. Painéis de LED irão exibir data, horário, a próxima estação e o lado de desembarque. Segundo a CBTU, ainda não há previsão de reajuste no preço das passagens.
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