As obras na Avenida Brasil ainda nem começaram mas já ligaram o alerta de especialistas em mobilidade urbana. Para o professor Alexandre Rojas, da UERJ, vias que servem como alternativa à Brasil serão prejudicadas com o aumento de fluxo. “A Linha Vermelha vai ficar ainda mais saturada, e o trânsito na Avenida Dom Hélder Câmara também deve piorar. A previsão é que, com o início das obras, haja enorme dificuldade para quem usa a Brasil e, desta forma, tente escapar dela”, pontuou.
Construção do Transbrasil é dificultada pela complexidade de se interditar faixas da Avenida Brasil, que tem intenso fluxo de veículos. Foto: Severino Silva / Agência O Dia
Para Eva Vider, professora da Escola Politécnica da UFRJ, o ideal é que o primeiro trecho da obra comece o mais afastado do Centro possível. “Quanto mais longe do Centro, melhor, porque a região já está bastante impactada pelas obras da Zona Portuária”, disse. “As obras de Bonsucesso até o Centro só devem começar após o término das intervenções no porto, mas a população ainda não sabe se isso vai ocorrer”, afirmou.
Ambos os especialistas cobraram mais transparência da Prefeitura do Rio na divulgação do cronograma de obras e no que diz respeito às medidas adotadas pelo município para amenizar os temidos reflexos na cidade.
Corredores Transoeste e Transcarioca já transportam 400 mil por dia
Quando o Transbrasil for concluído, fechará o anel viário de 155 quilômetros composto também pelos corredores expressos Transcarioca, Transoeste e Transolímpica. Os corredores BRT Transoeste e Transcarioca, já inaugurados, transportam juntos 400 mil passageiros por dia. O Transcarioca, aberto em junho, começou a funcionar por etapas e atualmente transporta 216 mil passageiros por dia em 39 quilômetros. Ele conta com 47 estações e passa por 17 bairros.
O BRT Transoeste foi inaugurado há dois anos, tem 52 quilômetros de extensão, e liga Campo Grande e Santa Cruz à Barra da Tijuca. O tempo de viagem com o empreendimento, que transporta 184 mil passageiros por dia, caiu 40%.
O Transolímpica, que ligará Deodoro ao Recreio dos Bandeirantes, por um túnel que está sendo perfurado no Maciço da Pedra Branca, terá 26 quilômetros de extensão. O empreendimento, que fará ligação com o Transcarioca e o Transoeste, custará R$ 1,6 bilhão e tem previsão para ficar pronto em dezembro de 2015. Faz parte do ‘pacote olímpicos’.
Quatro terminais e 28 estações
Quando o BRT Transbrasil estiver totalmente pronto, contará com quatro terminais — Deodoro, Trevo das Margaridas, Trevo das Missões e Centro — e 28 estações no trecho entre Deodoro e a região central da cidade. O intervalo entre cada estação terá cerca de 1,3 quilômetros, e também serão construídas 15 passarelas para a travessia de pedestres.
O Transbrasil será atendido por dois terminais intermediários (Margaridas e Missões), conectando o corredor às rodovias federais BR-116 (Rio - São Paulo) e BR-040 (Rio - Juiz de Fora). O primeiro trecho, que começa a ser construído este mês, contará com 16 estações e cinco novos viadutos. Outros seis viadutos e quatro pontes já existentes serão alargados para que possam suportar mais veículos.
A velocidade média dos ônibus da Avenida Brasil vai passar dos atuais 23 para 36 quilômetros por hora, segundo previsões da prefeitura. Um aumento de 56%.
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