A partir da segunda-feira (27), a Rua Augusta, importante logradouro de São Paulo, receberá faixa exclusiva para ônibus, à direita da via. Além dela, a Rua Martins Fontes, na mesma região, também será beneficiada. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), serão implantados 1,1 km de dispositivo ao todo.
Na Rua Augusta, no sentido Centro, a faixa será instalada no trecho entre a Alameda Itu e a Avenida Paulista. No sentido contrário, será entre a Rua Fernando Albuquerque e a Avenida Paulista. Na Rua Martins Fontes, continuação da Augusta, os coletivos terão prioridade no sentido bairro entre a Rua Maria Paula e a Rua Álvaro de Carvalho.
A implantação da nova faixa no trecho, por onde passam 5 linhas de ônibus, funcionará de segunda a sexta, das 6h às 20h. Nas vias, a CET calcula que 42 mil passageiros serão beneficiados.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), se o motorista trafegar na faixa exclusiva à direita de ônibus, levará multa de R$ 53,20 e perderá 3 pontos na carteira, por ser uma infração leve.
Além disso, a companhia sugere ao motorista rotas alternativas. Quem quiser acessar a Avenida Paulista, vindo do Centro, a saída pode ser a Rua Peixoto Gomide. No sentido oposto, o ideal é a Alameda Itu e a Rua Ministro Rocha Azevedo.
Leia também:
Como será a São Paulo do futuro?
Avenida Paulista, de um ângulo nunca visto
MP cobra da Prefeitura de SP estudo sobre táxis em faixas de ônibus