BRT, VLT ou Monotrilho, qual é a melhor solução de média capacidade?

Em tempos de retomada dos investimentos em transporte público, reunimos alguns textos que comparam os três sistemas de transporte de média capacidade

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Da redação / Mobilize*  |  Postado em: 23 de outubro de 2014

Entre vantagens e desvantagens, qual o melhor modo

Entre vantagens e desvantagens, qual o melhor modo?

créditos: Reprodução


A palavra ônibus, vem do latim (omnibus) e significa "para todos".

Ônibus são, de longe, o modo de transporte coletivo mais presente no Brasil. Eles chegam a todos os bairros e ruas das cidades e permitem uma ampla flexibilidade para a mudança de itinerários, ou a criação de novas linhas. Assim, no Brasil, transporte coletivo é sinônimo de ônibus. Mas, agora, com a vigência da  Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei 12.587, de 2012), há estímulos e dinheiro disponível para projetos e obras de novos sistemas de mobilidade.
 

Não há dúvidas de que os metrôs são a melhor solução para estruturar  o transporte nas cidades com mais de 1 milhão de habitantes por sua alta capacidade, pontualidade e segurança. Mas qual é a melhor alternativa para os sistemas secundários, aqueles que alimentam as estações de metrô? 
 

Monotrilhos parecem ser a melhor resposta, embora sua infraestrutura provoque grande impacto negativo no ambiente urbano. Os VLTs, bondes elétricos modernos, aparecem como a segunda melhor alternativa, tanto em capacidade de passageiros, como na redução da poluição atmosférica e acústica. Mas, a implantação de trilhos e de redes elétrica de alimentação exigem um investimento alto, bem, mais alto do que o exigido para a construção de um corredor de ônibus diesel. 
 

A limitação de investimentos explica, em parte, a prevalência dos sistemas de ônibus em quase todas as capitais e grandes cidades brasileiras. Os corredores são mais fáceis de construir, mais econômicos e conseguem estruturar o transporte utilizando as mesmas empresas, motoristas e cobradores dos ônibus atuais. 
 

De qualquer forma, se no futuro houver eletricidade (leia-se água) disponível, um bom caminho seria a substituição dos coletivos diesel por outros, elétricos, como forma de reduzir a fumaça e o ruído nas cidades. 
 

Listamos abaixo algumas matérias e artigos já publicados pelo Mobilize para ajudar nossos leitores a pensar nesse tema polêmico. 



BRT ou VLT: questão de escolha? 
Mobilize Brasil republica texto para esclarecer as principais características e as qualidades e vantagens de cada um dos modos de transporte coletivo



Monotrilho ou VLT? A discussão volta à tona 
Confira a seguir a comparação entre Monotrilho e VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) realizada pela equipe de reportagem do site Via Trólebus

 


*Edição: Marcos de Sousa

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário