A Prefeitura de São José dos Campos (SP) apresentou nesta segunda-feira (13) o edital para licitação do BRT (Bus Rapid Transit), sistema de corredores exclusivos de ônibus, que no município levará o nome de Mobi.
Estimado em R$ 800 milhões, o projeto será custeado com recursos do governo federal (PAC 2). A expectativa é de que o projeto executivo seja elaborado até o final deste ano e que as obras comecem no início de 2016.
A data para entrega das propostas é até o dia 2 de dezembro, sendo que poderão ser formados consórcios de no máximo três empresas, que participarão do processo licitatório pelo sistema de Regime Diferenciado de Contratação (RDC). Segundo a prefeitura, a modalidade foi escolhida por permitir prazos e procedimentos mais flexíveis para a contratação de obras e serviços.
A empresa ou consórcio ganhador, além da execução da obra, deve também elaborar o projeto de viabilidade e impacto urbano da instalação do BRT. O prazo para a execução do serviço é de 42 meses.
“Nossa estimativa é que em 2016 a primeira fase já esteja funcionando, porém o corredor que vai entrar em funcionamento depende do que apontar o estudo que será realizado pelo vencedor da licitação”, disse o secretário de Transportes Luiz Marcelo Silva Santos.
O corredor do Mobi será segregado, e ocupará 51 km de extensão, por onde circularão cerca de sete linhas. O sistema contará com dois novos terminais e seis estações de transferência (no centro, zonas sul, leste e norte), integradas às linhas de ônibus municipais.
Em São José, o BRT veio para substituir o projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que chegou a ser discutido, mas foi descartado devido ao custo elevado.
Leia também:
São José dos Campos assina contrato de R$ 842 milhões para o BRT
BRT ou VLT?
Prefeitura de São José (SP) faz pesquisa no transporte público