Cerca de três mil motoristas de ônibus de Salvador serão capacitados para compartilhar as ruas com os usuários de bicicleta. Para desenvolver a ação, a prefeitura da cidade vem desenvolvendo o workshop "Vou de boa - Respeito o ciclista". O treinamento simula aspectos reais do compartilhamento das vias entre ônibus e bicicletas. Os motoristas têm a oportunidade de se colocarem no lugar do ciclista, numa situação muito próxima da realidade.
Os operadores do transporte urbano podem, assim, vivenciar o impacto da convivência entre esses dois modais de transporte, percebendo detalhes como o barulho do ônibus, o vácuo e a insegurança que a proximidade pode causar. A ideia é fortalecer em cada motorista o respeito a distância de 1,5 metros, a velocidade, ao espaço dos ciclistas na via, entre outras condutas que contribuem para a segurança do ciclista.
A prefeitura tem a como meta adotar na cidade cerca 350 km de circuitos cicloviários até 2016. Neste mês foram entregues mais ciclofaixas permanentes, a da Avenida Imperatriz, Avenida Luiz Tarquínio, Aeroporto e Alphaville.
O workshop é uma iniciativa municipal que acontece por meio do 'Movimento Salvador Vai de Bike' em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte Público de Salvador (SETPS) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT).
Leia também:
"É compartilhando a cidade que a tornamos mais segura"
Terminais de ônibus de SP terão bicicletários até o fim do ano, diz Prefeitura
Estações compartilhadas de bicicleta serão integradas ao SalvadorCard