Disposta a desobstruir o passeio público e a ciclovia da PE-15, a Prefeitura de Paulista, na região metropolitana do Recife, realizou uma operação surpresa ao longo do trecho da via que corta o município.
Durante o trabalho, os agentes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano notificaram 12 estabelecimentos comerciais por falta de documentação e uso indevido da calçada. Duas barracas instaladas de forma irregular também foram retiradas do passeio, nas proximidades do Terminal Integrado Pelópidas Silveira.
A iniciativa, que também contou com a participação de guardas de trânsito, resultou ainda na notificação de 35 veículos estacionados em local proibido e na remoção de outros dois para o galpão da prefeitura.
Veículo guinchado por estar estacionado em local proibido em Paulista. Foto: Lucas Henrique/Paulista Atualizado
Além de fiscalizar o uso irregular dos espaços, os agentes da Secretaria de Serviços Públicos também removeram entulhos e lixo domiciliar ao longo da pista, o equivalente a mais de 5 mil kg. A ação aconteceu no sentido Olinda - Paulista - Abreu e Lima, garantindo que os espaços destinados aos pedestres e aos ciclistas estejam livres de barreiras que impossibilitam o ir e vir com segurança. Ao todo, 25 funcionários do governo municipal participaram da iniciativa, que contou também com o apoio de caminhões caçamba, pás mecânicas e muncks.
Os comerciantes notificados têm prazo de 24 horas para regularizar sua situação perante a administração municipal. Caso contrário, o proprietário do estabelecimento poderá ser multado, e ter o ponto comercial interditado. No caso dos condutores cujos veículos foram removidos, a prefeitura orienta a procurar a Secretaria de Mobilidade e Transportes. O órgão funciona de segunda a sexta, das 07h30 às 13h30, na Travessa da Mangueira, s/n, Centro.
Leia também:
Primeira rua do Recife exclusiva para pedestres está com obra atrasada
Lixo, carros e buracos dificultam mobilidade dos moradores de Olinda