Monotrilho ou VLT? A discussão volta à tona

Confira a seguir a comparação entre Monotrilho e VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) realizada pela equipe de reportagem do site Via Trólebus

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Fonte: Via Trolebus  |  Autor: Marcelo Santos  |  Postado em: 09 de outubro de 2014

Monotrilho ou VLT, qual o melhor?

Monotrilho ou VLT, qual o melhor?

créditos: Viatrolebus

 

A comparação a seguir - Monotrilho x VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) - foi realizada pela equipe de reportagem do site Via Trólebus, com base nas informações obtidas durante uma visita que a Alstom promoveu para jornalistas à sua fábrica na zona oeste de São Paulo, no início de outubro. 

 

Na ocasião, a empresa deixou claro sua defesa de um VLT elevado no lugar do Monotrilho nos moldes que vem sendo implantado pelo governo paulista, por exemplo para a Linha 15-Prata do Metrô. E a antiga polêmica sobre qual modal é mais adequado voltou à tona.

 

No Brasil existem projetos que contemplam ambas as tecnologias, como na Região Metropolitana de São Paulo, Rio de Janeiro, Santos e Cuiabá. 

 

Veja as conclusões dos repórteres do Via Trólebus: 

 

Capacidade

No comparativo, o Monotrilho se destaca com vantagem em relação ao VLT, porém como previsão ainda, já que o trem aéreo de maior capacidade ainda não teve a operação feita efetivamente por passageiros. Por outro lado, técnicos do Metrô de São Paulo afirmam que a demanda de 550 mil passageiros por dia da linha 15-Prata será absorvida pela regularidade dos trens, através do sistema de sinalização, o CBTC que prevê intervalos de 90 segundo entre os trens, além da capacidade das composições, que podem transportar 1000 passageiros.

 

Por outro lado, a capacidade dos Veículos Leve Sobre Trilhos é menor em relação ao Monotrilho, cerca de 400 passageiros por composição.

 

Interferência Urbana

Neste quesito, o VLT é imbatível em relação ao Monotrilho, este ultimo que na grande maioria das vezes corre por via elevada. No Rio de Janeiro o VLT será usado no projeto chamado Porto Maravilha, que objetiva revitalizar totalmente a região em torno do porto e próxima ao centro da cidade. Cabe ressaltar que uma programação semafórica pode minimizar a interferência de cruzamentos que por ventura podem atrapalhar as viagens do VLT, desmontando a tese que apenas os trens elevados possuem esta vantagem, já que não existe conflito com outros modais.

 

Custo

O VLT é mais barato que o Monotrilho, porém este segundo pode transportar mais pessoas, como foi descrito acima.

Com o propósito de esclarecer nossos leitores, listamos aqui os prós e contras de ambos os modais para que você tenhas suas próprias conclusões:

 

 

vs2

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