Ciclistas portando equipamentos de GPS e monitores da poluição do ar adaptados a suas bicicletas estão produzindo um mapa detalhado da qualidade atmosférica na cidade de Antuérpia, na Bélgica. Eles integram uma equipe de pesquisa que está procurando monitorar a exposição das pessoas que pedalam a altos níveis de material particulado.
No total foram 354 viagens, em rotas pré-estabelecidas, durante onze dias, entre 7 e 11 horas da manhã. Os dados coletados mostram a importância de manter alguns metros entre a ciclovia e as faixas de circulação de carros para reduzir significativamente os riscos de saúde aos ciclistas.
A pesquisa mostrou que a simples existência das ciclovias já faz a diferença, porque nas ruas sem essa infraestrutura os ciclistas têm que pedalar ao lados dos veículos motorizados, aumentando significativamente a exposição aos poluentes
Segundo os pesquisadores, esse método de monitoramento resultou em um mapa muito preciso das concentrações de poluentes e que poderá ser utilizado como orientação para os projetos de futuras infraestruturas cicloviárias.
Leia mais no site do Science for Environment Policy
*Tradução e edição: Marcos de Sousa