Começaram a funcionar hoje (6) as seis últimas estações do BRT Transcarioca, na zona norte do Rio. Com as novas estações, o BRT completa o seu corredor principal, atendendo à população ao longo da região da Leopoldina. Agora, o sistema perfaz quase 40 km de extensão, e beneficia os bairros de Olaria, Ramos, Bonsucesso, Maré e Ilha do Fundão, na Cidade Universitária.
Segundo o secretário de transportes Alexandre Sansão, as linhas regulares continuarão circulando normalmente pelo corredor, e as linhas alimentadoras do BRT devem começar a operar na próxima semana. "Num primeiro momento a gente implementa as linhas troncais do BRT e aos poucos a gente vai implantando as linhas alimentadoras”, explicou o secretário à reportagem do Bom Dia Rio, da rede Globo, que esteve na estação da Ilha do Fundão na manhã desta segunda-feira.
O BRT Transcarioca liga a Barra da Tijuca, na Zona Oeste, ao Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), na Ilha do Governador. Segundo o consórcio do BRT, com as novas estações também entra em operação a linha Galeão – Penha (parador), que vai operar com intervalos de dez minutos entre as estações. E o serviço expresso passa a ser feito do Fundão – Alvorada, das 5h às 23h, com partidas a cada sete minutos.
Estima-se que com a entrada em operação das novas seis estações, o BRT passe a transportar até 192 mil passageiros por dia. Atualmente a linha transporta em média 182 mil passageiros por dia.
Leia também:
Pedestres reclamam do tempo de travessia no BRT Transcarioca
BRT do Rio vai ganhar 2 dos maiores ônibus articulados do mundo