O público que visitar a estação Oratório do monotrilho, durante a operação assistida nos finais de semana, vai se surpreender com uma exposição que retrata a avenida símbolo de São Paulo de um modo diferente, pessoal, em imagens distorcidas, quase surreais, da avenida.
Esse o resultado do ensaio "SP/myself, a minha avenida Paulista" do fotógrafo Claudio Pepper, que fica exposto ao público até outubro, na estação da linha 15-prata do metrô.
Segundo Pepper, a ideia surgiu após a descoberta de que a partir do reflexo do poste de luz do canteiro central era possível "inventar" novas imagens da avenida. Ele resolveu então esgotar as possibilidades daquele novo ponto de vista: "A melhor fotografia da cidade é quando nos vemos nela", ensina.
Nessas imagens, a imponência dos edifícios é substituída por assimetrias, ruídos óticos e distorções refletidas. “No meio, no canteiro central, tem o poste de luz cujo cilindro metálico da base eu adotei”, diz o fotógrafo. E conclui: “O resultado são imagens de realidade distorcida, formadas pela combinação de dois planos visuais: o direto e o refletido no espelho cilíndrico do poste.”
O ensaio integral está disponível no site do fotógrafo Claudio Pepper. Uma seleção das fotos do ensaio "SP/myself, a minha avenida Paulista" pode ser vista ainda na galeria de fotos do Mobilize.
Serviço
SP/myself _a minha avenida Paulista
Onde: Estação Oratório do Monotrilho
Período/horário: aos sábados e domingos, das 10h às 15h, até outubro/2014
Mais informações: www.facebook.com/spmyself e claudiopepper@live.com
Veja algumas fotos do projeto em nossa galeria.
Leia também:
Abaixo-assinado por ciclovia na Paulista tem apoio de 6 mil
Prefeitura de SP libera faixas exclusivas de ônibus para taxistas
Uma Paulista só para lazer, sem carros, todos os domingos. Que tal?