Terminais de ônibus de SP terão bicicletários até o fim do ano, diz Prefeitura

Reunião na secretaria de Transportes tratou ainda da continuidade do plano cicloviário, aprovou grupo de trabalho e adequação de pontes e viadutos a ciclistas e pedestres

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Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Da redação / Mobilize  |  Postado em: 25 de setembro de 2014

Bicicletário Municipal do Largo da Batata: modelo

Bicicletário Municipal do Largo da Batata: modelo ideal

créditos: Renato Cardeal

 

Em reunião na tarde de ontem (23) com organizações de ciclistas e cicloativistas vindos de diferentes regiões da cidade, o secretário de Transportes Jilmar Tatto garantiu que, até o dia 31 de dezembro, todos os 28 terminais de ônibus municipais terão bicicletários.

 

Alguns terminais já dispõem deste serviço para a guarda das bikes, afirmou Tatto, mas a infraestrutura deverá ser estendida a todos, porque, na sua opinião é importante dar esta segurança aos que optam por se deslocar com bicicleta pela cidade, completou.

 

Cerca de 20 ciclistas, de diferentes organizações e zonas da cidade, participaram da reunião que foi solicitada pelo próprio prefeito Fernando Haddad, e que contou com a presença de secretários de mais de uma pasta: Transportes, Verde e Meio Ambiente, Educação e Esportes.

 

Segundo Daniel Guth, diretor da Ciclocidade (Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo) que participou do encontro, "a ideia é que haja mais diálogo entre diferentes áreas nos projetos voltados à bicicleta. Assim", exemplifica Guth, "a Educação poderia ajudar a formar profissionais para orientarem grupos de alunos na ida de bike à escola; a secretaria do Verde poderia ver como abrir os parques públicos aos ciclistas; a área de Saúde avaliaria melhor o impacto dos poluentes na vida de quem pedala etc."      

     

Além do anúncio dos bicicletários, a reunião discutiu a continuidade do plano de implantação de ciclovias e ciclofaixas, e consolidou o GT Bicicletas, que passará a integrar o Conselho Municipal de Trânsito e Transporte. Fora isso, já na semana que vem a Prefeitura se comprometeu a fazer o lançamento do programa de adequação de pontes e viadutos para a passagem de ciclistas e pedestres.  

 

Para Guth, a decisão agora de construção de bicicletários e paraciclos entra "na esteira" da discussão sobre o que deve ser a infraestrutura cicloviária. Ele conta que a bicicleta fazer parte do Plano Diretor Estratégico (PDE), aprovado em junho, foi uma conquista dos cicloativistas. "O que significa dizer que não somente obras de ciclovias deverão ser feitas, mas outra ações também devem fazer parte do chamado sistema cicloviário: programas de compartilhamento, campanhas de incentivo à mobilidade por bicicleta, entre outras", explica.   

 

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