Segundo os idealizadores do abaixo-assinado, Thomas Wang e Emerson Violin, a motivação da criação do documento é a morte de uma amiga ciclista, que foi atropelada na avenida, considerada uma das mais importantes rotas de bicicleta da cidade. Até o início da tarde desta segunda-feira, o abaixo-assinado já havia recolhido 6 mil assinaturas pela internet.
“Uma colega minha foi atropelada nesta avenida, o que me motivou a criar um abaixo-assinado e exigir uma ciclovia neste local, para dar mais segurança a quem anda de bicicleta. (...) Se for feita uma ciclovia na Avenida Paulista, os paulistanos usarão as bikes com segurança e não precisarão tanto de carro. É um meio de transporte ótimo, e as pessoas também poderão levar usar a ciclovia para o lazer e para levar suas famílias para passear”, diz o documento.
O abaixo-assinado é destinado ao prefeito Fernando Haddad; ao Superintendente da CET-SP, Ronaldo Tonobohn; ao secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto; ao secretário municipal de Serviços, Simão Pedro e à secretária-adjunta de comunicação da Prefeitura, Leila Suwwan.
Segundo a prefeitura, a partir de janeiro de 2015 a avenida Paulista irá passar por pelo menos seis meses de obras para a implantação da ciclovia, que ficará junto ao canteiro principal da via, reduzindo o espaço para carros e ônibus.
Leia também:
O quanto a cidade de São Paulo vai ganhar com a bicicleta?
Mobilidade (in)sustentável
Se a Paulista fosse Nossa