Segundo o secretário Municipal de Transportes, Jilmar Tatto, as obras devem começar em outubro e ficarão prontas em 2016.
A estrutura poderá atrair passageiros da Linha 3-Vermelha do Metrô. Na prática, a linha de ônibus 4310/10 (Itaquera/Terminal Parque Dom Pedro II) demora praticamente o mesmo tempo que o metrô para fazer a ligação e já atraiu 10% dos passageiros do ramal metroviário, este que transporta 1,5 milhão de passageiros por dia, segundo a prefeitura.
O novo corredor terá estações que vão permitir o pagamento da tarifa fora do veículo, dando agilidade na circulação. As estruturas terão placas e painéis com informações sobre as linhas e previsão de chegada dos ônibus.
O BRT terá 17 km de extensão e vai ligar a Estação Artur Alvim do Metrô, na Zona Leste de São Paulo, ao Terminal Parque Dom Pedro II, no centro. São esperados 234 mil passageiros por dia.
Também será construído ao mesmo tempo o corredor da Avenida Aricanduva. Serão mais 14 quilômetros de extensão entre a Radial Leste e o Terminal São Mateus. Porém, neste trecho a estrutura deverá ser com os moldes dos corredores já existentes, a exemplo da Avenida 9 de Julho e Ibirapuera. Por lá deverão circular 190 mil passageiros por dia.
Grande parte dos recursos para a construção virá do PAC da Mobilidade, do Governo Federal. Existem outros projetos de BRT como nas Avenidas dos Bandeirantes e 23 de maio, no entanto existem problemas de licenças ambientais e de justificativa de verbas para o TCM – Tribunal de Contas do Município.
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