A cidade de Santos, no litoral de São Paulo, registrou cerca de 1.600 novos cartões transporte para liberação das bicicletas públicas gratuitas. O cartão permite a integração com o transporte público municipal, com a intenção de reduzir congestionamentos nas vias da cidade em horários de pico.
O novo sistema por meio de cartões está funcionando desde 28 de julho e já registrou uma média de 1.500 utilizações diárias. Segundo a prefeitura e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), responsáveis pela implementação do programa, mais de 6.600 viagens foram realizadas.
A medida agiliza a liberação das biciletas, já que o usuário não precisa entrar em contato por telefone com a central. Com o cartão em mãos, ele encosta no sensor da estação e aguarda uma mensagem no display. Assim que o letreiro aparecer, é necessário reproximar o cartão para confirmar a liberação da bicicleta.
Os usuários do transporte público municipal que desejarem utilizar o novo sistema podem solicitar o serviço gratuitamente pelo site ou, pessoalmente, em um dos postos da viação Piracicabana. Não é necessário ter crédito no cartão.
Leia também:
Primeiro trem do VLT começa a circular em São Vicente na próxima semana
Bike é o meio de transporte mais eficiente
Cidades brasileiras com projetos de VLT