Joinville salvando vidas no transporte coletivo

A cidade de Joinville (SC) recebeu auditorias de segurança viária no projeto da futura rede de vias prioritárias ao ônibus

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Fonte: EMBARQ Brasil  |  Autor: EMBARQ Brasil  |  Postado em: 01 de setembro de 2014

Joinville está investindo na qualidade do transpor

Joinville está investindo na qualidade do transporte público

créditos: Prefeitura de Joinville

 

A segurança no trânsito depende apenas da conduta dos motoristas, certo? Errado. Um ambiente viário bem planejado também desempenha um papel-chave para minimizar riscos e salvar vidas. Com esta visão, a cidade de Joinville (SC) recebeu auditorias de segurança viária no projeto da futura rede de vias prioritárias ao ônibus. O trabalho técnico foi conduzido pela EMBARQ Brasil. De 6 a 15 de agosto, Marta Obelheiro, coordenadora de Projetos de Saúde e Segurança Viária e Rafaela Machado, engenheira de Transportes, e o consultor dinamarquês Carsten Wass identificaram os pontos que precisam ser alterados no desenho do projeto. O relatório com as recomendações dos especialistas será entregue para a Prefeitura de Joinville em algumas semanas.

 

As auditorias de segurança viária mapeiam riscos e propõem mudanças que, quando atendidas, reduzem 40% das possibilidades de acidentes. Por isso elas são uma ferramenta crucial – especialmente num país como o Brasil, que matou 44.812 mil pessoas no trânsito em 2012, o equivalente à queda de 90 aviões modelo Boeing 747.

 

Em Joinville, a equipe de especialistas analisou questões de segurança relacionadas à circulação dos ônibus, ao acesso de passageiros ao sistema e à integração com a infraestrutura cicloviária junto aos corredores. “Tanto para projetos em concepção quanto nas vias em operação, as intervenções de segurança viária contribuem para qualificar o ambiente e reduzir acidentes. E os benefícios se estendem para, além dos passageiros do sistema, todas as pessoas que vivem, trabalham e circulam nos entornos”, pontua Marta. Ela explica que uma das principais recomendações para a cidade catarinense refere-se à redução do limite de velocidade nos corredores dos atuais 60 para 50 km por hora.

”O risco de ferimentos graves ou morte de pedestres aumenta exponencialmente com a velocidade. Ao ser atingido por um veículo a 50 km/h, um pedestre tem mais de 30% de probabilidade de falecer em decorrência do atropelamento. A 60 km/h, essa probabilidade aumenta para cerca de 70%, e a 80 km/h a probabilidade de morte é de pelo menos 90%” (Relationship between Speed and Risk of Fatal Injury: Pedestrians and Car Occupants. Transport Research Laboratory, 2010)

Joinville está criando sua rede de faixas para ônibus. (Foto: Filipe Costódio/EMBARQ Brasil)

 

“A equipe técnica do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Joinville (IPPUJ) está desenvolvendo projetos que não apenas visam qualificar o transporte coletivo, mas que também englobam medidas para melhorar a infraestrutura para pedestres e ciclistas, que é seu diferencial. A proposta é aproveitar a grande oportunidade do investimento sendo feito sem focar num só modal, mas melhorando as condições de mobilidade urbana para todos os usuários da via”, frisa Marta.

 

Gilson Perozin, do IPPUJ, reafirma que o objetivo é tornar o ambiente viário mais seguro para todos. “Vamos trabalhar em conjunto e adotar as recomendações dos auditores para melhorar a segurança nos corredores exclusivos, nas vias e ciclovias”.

 

A partir de agora, o trabalho conjunto entre as equipes de segurança viária da EMBARQ Brasil e do IPPUJ será contínuo para implementar as medidas necessárias e qualificar os projetos. Os trechos analisados estão nos corredores de ônibus dos eixos Norte-Sul e Leste, que incluem as ruas João Colin, Blumenau, Getúlio Vargas, São Paulo, Procópio Gomes, Urussanga, Beira-Rio, entre outras.

 

O trabalho foi mais um esforço conjunto entre Joinville e a EMBARQ Brasil para melhorar a qualidade de vida dos residentes da cidade. A parceria também levou à cidade o programa Do PAC ao Plano de Mobilidade Urbana, desenvolvido pela EMBARQ Brasil juntamente com a Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável de Joinville (IPPUJ) para a construção de um plano de mobilidade urbana democrático e mais sustentável.

 

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