A tecnologia do VLT, também chamado de metrô leve, é bem difundida na Europa, onde os países apenas aproveitaram a estrutura do bonde para transformar o modal. Na maioria das vezes os veículos são elétricos, contribuindo para uma mobilidade mais limpa, já que não emitem poluentes e produzem menos barulho do que veículos a combustão.
Microrregião do Cariri, no Ceará
O chamado Metrô do Cariri está em operação e liga as cidades do Crato e Juazeiro do Norte. O sistema opera desde Dezembro de 2009, com 9 estações e uma linha de 13,6 Km de extensão. Em uma futura fase esta linha será estendida até o município de Barbalha, ao sul de Juazeiro do Norte.
Cuiabá
O VLT de Cuiabá está sendo implantado na região Metropolitana de mesmo nome, no Mato Grosso. O modelo foi apresentado pelo Governo do Estado como alternativa para melhorar a mobilidade urbana na Região. Foi prometido para Copa, porém está atrasado.
A malha terá 22,2 km de extensão dividido em duas linhas, a primeira linha ligará o Centro Político Administrativo (CPA), em Cuiabá ao Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, e a segunda linha ligará a Região do Coxipó ao Centro Sul, ambas em Cuiabá. Terá 32 estações e tem o custo estimado em 1,4 bilhão de reais.
Brasília
O VLT de Brasília tem como objetivos desafogar o fluxo de veículos, e incrementar o sistema público de transporte da região. O sistema será operado pela Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF). O Projeto completo tem como intuito ligar o Aeroporto de Brasília ao Terminal da Asa Norte, através da via W3, e também ligará todo Eixo Monumental. As obras, porém, encontram-se paralisadas.
Baixada Santista
Em obras, o VLT da baixada da baixada santista, que vai ligar a cidade de Santos até São Vicente, deve ter inicio das operações em março de 2015. A obra faz parte de uma repaginamento da rede de transportes metropolitanos da região.
Rio de Janeiro
Projeto da prefeitura do Rio em parceria com a iniciativa privada, e de preparação para os Jogos Olímpicos de 2016. Faz parte de um projeto municipal ainda maior chamado de Porto Maravilha que objetiva revitalizar totalmente a região em torno do porto e próxima ao centro da cidade. O VLT carioca colaborará com a demanda de passageiros que já existe e aumentará em face as transformações urbanísticas e viárias que farão a região portuária (atualmente degradada) numa área comercial, cultural, residencial e de serviços.
Maceió
Começou a funcionar oficialmente no dia 10 de outubro de 2011. Atualmente se utiliza do modal ferroviário metropolitano, da CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos). A CBTU possui projetos de ampliação da atual malha que chegará ao bairro das Mangabeiras (Shopping Maceió) e também ao Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares. Os veículos são movidos a diesel.
Osasco/Cotia
Está em fase de estudos e viabilidade um novo VLT que vai ligar a cidade de Osasco até Cotia, percorrendo grande parte do traçado às margens do rodoanel.
Campinas
Campinas também estuda um VLT entre o Viracopos e o centro da cidade. São estimado ainda três ramais para o VLT: Centro-Barão Geraldo, Centro-Sousas e um circuito rotatório passando pelo Centro expandido e interligando com os futuros eixos dos BRTs. A cidade já tinha um VLT nos anos 90, porém o projeto foi desativado.