“Precisamos compartilhar a Paulista aos Domingos entre as pessoas, e suas diversas práticas e atividades como corrida, skate, patins, bike, dança, pic nic, e outras. Assim vamos nos conhecer, nos olhar e conviver juntos” diz a criadora da mobilização #SeAPaulistaFosseNossa, Letícia Sabino, do coletivo SampaPé! O caminho de luta proposto é pedir que a Prefeitura democratize o uso da avenida mais simbólica da cidade.
A mobilização foi criada através da plataforma Panela de Pressão da Minha Sampa, uma rede formada por paulistanos de certidão e coração que acreditam na construção de uma São Paulo melhor. O Mobilize é uma das entidades que apoia esta iniciativa.
Qualquer pessoa que entrar na página da mobilização (bit.ly/domingonapaulista) pode pressionar enviando um email automático ao Prefeito Fernando Haddad pedindo o fechamento de uma das vias da Paulista todos os domingos, faça chuva ou faça sol.
Em 2013, no dia mundial sem carro, o SampaPé! - movimento que promove novas formas de experiência e interação na cidade - se juntou a diversas organizações (Mobilize Brasil, Matilha Cultural, +Voz, Tsunami, Bike Anjo, Corrida Amiga, Virada da Mobilidade, Instituto Mobilidade Verde, e Virada Sustentável) para criar o evento Se a Paulista Fosse Minha.
A iniciativa estimulou um novo imaginário da cidade, resignificando o uso da Paulista pelas pessoas. Agora, o movimento quer que isso aconteça todos os domingos, como forma de promover o encontro, o lazer, as atividades físicas e a construção de uma cidade mais humana, criativa e saudável.
Para saber mais, entre no site do Minha Sampa
Ou acesse:
www.sampape.com.br
bit.ly/domingonapaulista