Depois de anunciar o trem expresso entre Barueri e Pinheiros, que reduzirá o trajeto em 15 minutos, o governo do estado arrastou o projeto da linha de trem para Alphaville, para o ano de 2015.
De acordo com a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), em nota enviada à redação no mês passado, há um estudo para a extensão da Linha 8-Diamante até Alphaville, ligando os municípios de Barueri e Carapicuíba. A previsão é contratar, até 2012, o projeto funcional, que dará as diretrizes de traçado, valores estimados para o empreendimento e localização das estações. Após a conclusão desse estudo, serão contratados os projetos básico e executivo.
A expectativa é que esse serviço entre em operação após 2015. Ou seja, se for depender apenas do investimento em transporte público, os moradores de Alphaville e Tamboré terão de conviver mais quatro anos, por baixo, com os congestionamentos diários.
Agora, se a união dos deputados, prefeitos e vereadores surtir algum efeito, pode ser que esse investimento seja antecipado, justamente dentro desse pacote de obras voltadas para o transporte público. É sempre bom lembrar que a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) intensificou os investimentos em coleta e tratamento de esgoto após a mobilização de prefeitos e vereadores, exigindo as obras. Os números ainda não estão dentro dos ideais, mas as obras avançam em toda a região metropolitana.
O fato é que o projeto para a implantação do ramal de metrô ou de trem em Alphaville e Tamboré vem sendo discutido desde o governo de José Serra, quando teve início o estudo pela CPTM. Depois, aparentemente, o projeto foi engavetado e se não houver um empurrão das lideranças regionais, corre o risco de cair novamente no esquecimento, ou seja, não sair do campo do discurso.
O período eleitoral é propício para que as lideranças se unam e briguem por melhorias para toda a região oeste. Transporte público de qualidade não é luxo, é uma necessidade em todos os lugares.