Até o fim deste ano, Fortaleza começa a implantar um espaço onde o pedestre ganha efetivamente a prioridade. É a proposta da Rua da Esperança, que terá paisagismo, arborização e calçadas adequadas para que o pedestre seja o centro da via, sem proibir os outros modais. O local escolhido é a rua Alberto Montezuma (entre as ruas Treze de Abril e Francisco Lorda, no bairro Vila União).
O projeto é parceria da Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) com Associação Peter Pan. A ideia é que a passagem de carros seja desestimulada para que as crianças possam interagir com os equipamentos. Em abril do ano passado, a entidade pediu à Prefeitura que interditasse a região pelos problemas da área, principalmente em relação a furtos. Segundo a Seuma, serão R$ 800 milhões para implantar o espaço em 160 metros no conceito de “traffic calming”.
Pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), a cidade recebeu um total equivalente a 140 quilômetros de calçadas padronizadas, com largura média de 2,50 metros e rampas de acesso nas esquinas. Nas avenidas Santos Dumont e Dom Luís, o estacionamento de veículos nas calçadas está sendo discutido entre técnicos da Prefeitura e lojistas. O objetivo é buscar alternativas para que o município faça a requalificação dos passeios.
Ações educativas da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) buscam abordar os pedestres e motoristas em cruzamentos e terminais de integração. Como iniciativas, a campanha “Dê passagem para a vida” faz distribuição de material informativo e o projeto “Travessia Cidadã” já capacitou 355 monitores para orientar os transeuntes em faixas de pedestres. As ações também se estendem às escolas: pais e alunos são abordados no entorno das instituições pelo projeto “Volta às aulas”.
Segundo a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), aproximadamente 400 faixas de pedestres tiveram sinalização revitalizada no ano de 2014. Dos semáforos, 72 são exclusivos para pedestres, 57 são para veículos e pedestres e 166 não possuem estágio exclusivo para a travessia a pé.
Leia também:
Modelo urbano da maioria das grandes cidades não favorece o pedestre
Justiça suspende liminar que barrava licitação da Linha Leste do Metrô de Fortaleza
Pedestre terá prioridade na travessia sobre faixas em Fortaleza