Há algumas semanas, os limites e alguns elementos de sinalização ao longo de 500 metros da rodovia N329, na cidade de Oss, Holanda, começaram a emitir luz proveniente da energia solar que absorvem durante o dia. Esse novo sistema permite que estes elementos horizontais e verticais liberem energia até oito horas após o sol se pôr.
A proposta foi concebida pelo artista Daan Roosegaarde e desenvolvida pela empresa de engenharia Heijmans. Após a divulgação do projeto a ideia ganhou o Dutch Design Awards 2012, sendo considerada a primeira rodovia solar do mundo.
A inauguração deste trecho da “Smart Highway” corresponde à primeira etapa do projeto e consistiu na aplicação de uma tinta que contém um pó que é carregado e descarregado de acordo com a intensidade da luz natural ambiente.
Courtesy of Studio Roosegaarde
Mesmo que a continuação do projeto não tenha sido confirmada, os autores consideram levar adiante a ideia de criar uma “pista solar” que carrega os automóveis elétricos enquanto estes trafegam sobre ela.
Courtesy of Studio Roosegaarde
Em uma entrevista à BBC, Daan Roosegaarde disse que “o governo está apagando os postes de luz à noite para poupar dinheiro porque a energia está sendo convertida em algo muito mais importante do que poderíamos ter imaginado 50 anos atrás”.
O vídeo seguinte mostra o projeto em mais detalhes.
Leia também:
Ciclovia inteligente recarrega bike elétrica e outros gadgets
A mobilidade urbana de Amsterdã sob o viés antropólogico
'Toda rua deveria ter espaço para bicicleta com segurança', diz prefeito de São Paulo