Uma estação interativa do metrô na Gávea, Zona Sul do Rio, foi inaugurada nesta sexta-feira (1º) na Fundação Planetário. Através de imagens em 3D, fotos da obra, maquete, tela touch e holografia o espaço permite ao visitante conhecer os futuros terminais de passageiros e os túneis do metrô do trecho da Linha 4, Gávea-Barra da Tijuca.
A partir do primeiro semestre de 2016, a expectativa é que mais de 300 mil pessoas usem a Linha 4 do metrô todos os dias.
Maquete mostra o percurso da Linha 4 do metrô (Foto: Mariucha Machado/G1)
O projeto prevê seis estações em um trajeto de aproximadamente 16 quilômetros: Jardim Oceânico, São Conrado, Gávea, Antero de Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz. O percurso será feito em 15 minutos da Barra da Tijuca a Ipanema, e em 34 minutos da Barra da Tijuca ao Centro.
Ao chegar à estação, o público tem a sensação de atravessar um túnel em escavação. A holografia da Estação Gávea, com imagens em três dimensões, deixa o visitante com a sensação de estar diante da futura estação de passageiros.
Tipos de rochas encontradas durante as escavações (Foto: Mariucha Machado/G1)
Três cabines mostram imagens das frentes de trabalho no Jardim Oceânico, em São Conrado e na Gávea, onde ficarão três das seis estações da Linha 4.
Cada etapa do processo construtivo entre a Barra e a Gávea pode ser acompanhado através de uma linha do tempo feita também com registros fotográficos. Diversos tipos de rochas encontrados durante a escavação estão em exibição.
Serviço:
Local: Fundação Planetário
Endereço: Rua Vice Governador Rubens Berardo, 100 - Gávea.
Horário de funcionamento: 7h30 às 17h30
Entrada: gratuita