A demanda reprimida no uso da bicicleta na cidade de São Paulo

Segundo pesquisa, 40% dos paulistanos usariam a bicicleta se houvesse mais segurança no trânsito

Notícias
 

Fonte: Via Trolebus  |  Autor: Renato Lobo  |  Postado em: 31 de julho de 2014

Números de ciclistas em SP vêm crescendo

Número de ciclistas em SP vem crescendo

créditos: Reprodução

 

Você iria ao trabalho ou escola de bicicleta se houvesse condições seguras para percorrer o trajeto? É a favor da implantação das ciclovias?

 

Em tempo que se discute o uso do viário para ciclistas, há muitas dúvidas sobre o uso destas estruturas. Alguns especialistas afirmam que o investimento nas vias cicloviárias não se justifica pelo fato de que poucas pessoas vão usar as faixas.

 

Se considerarmos algumas estatísticas, esta afirmação vai parecer no mínimo leviana, visto que a quantidade de pessoas que usam a bicicleta como meio de deslocamento cresceu. Estima-se que um milhão de pessoas já utilizem a bike para ir ao trabalho na cidade de São Paulo, segundo reportagem da rádio Jovem Pan que abordou o tema em março.

 

Mais segurança, mais ciclistas

Já sobre a demanda reprimida, termo usado quando a capacidade de consumo de algum bem ou serviço não se concretiza por algum motivo, 40% dos paulistanos usariam a bicicleta se houvesse mais segurança no trânsito. Os dados são de uma pesquisa da ONG Nossa São Paulo feita em 2012.

 

Os dados dão conta de que a adesão à bicicleta não está ligada apenas à vida saudável, para a fuga do trânsito caótico, ou em nome de um ar mais puro, mas também envolve questões de ordem econômica. Para muitos, o uso da bicicleta também é uma forma de não gastar dinheiro com o transporte público ou com o carro.

 

Leia também:

Em SP, recarga do Bilhete Único poderá ser feita dentro dos ônibus 

"Superinteressante" expõe painéis e infográficos no Metrô de São Paulo

Multas por desrespeito a ciclistas triplicam em São Paulo 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário