Quem passa pela Avenida Boulevard Álvaro Maia pode perceber as novas calçadas que, na verdade, são o primeiro trecho da ciclovia Boulevard-Ponta Negra anunciado pela Prefeitura de Manaus, e que ligará as zonas sul e oeste, segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf).
Com investimento de R$ 22 milhões e contrato de construção firmado em 2013, as obras iniciaram, efetivamente, em fevereiro desse ano, com término anunciado para maio. A Seminf informou que a nova data prevista para a entrega é dezembro.
O trecho inicial de 2,24 quilômetros faz parte dos primeiros 14,6 quilômetros da ciclovia que inicia no Boulevard, na Praça 14, zona sul, e segue até a Marina do Davi, Ponta Negra, zona oeste. Ainda não há sinalização nos trechos já construídos e a mudança parcial causou desconfiança nos moradores.
O empresário Anderson Batista, 29, que trabalha em um ponto comercial próximo à Avenida Duque de Caxias, onde as obras iniciaram, viu o início dos trabalhos e é um dos que não entenderam o que está sendo feito.
“A gente sabe que tinha um projeto de ciclovia e que eles, teoricamente, estão fazendo isso, mas sem sinalização é impossível saber”, disse.
O Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) informou que a sinalização será feita antes da inauguração, quando as obras forem finalizadas, em dezembro.
Enquanto isso, os trechos prontos, mas não sinalizados, começam a ser utilizados. Amazonense, que mora no Rio de Janeiro há 20 anos, a autônoma Ana Cristina Janeiro, 41, está de férias na capital e disse já perceber a utilidade da área. “As pessoas já usam a ciclovia, que eu já vi, mas é melhor explicar para as pessoas como vai funcionar logo”, destacou.
No trecho entre o Cemitério São João Batista e o Viaduto Ayrton Senna, as obras foram retomadas, na semana passada.
De acordo com a Prefeitura, o planejamento é que até 2016 sejam construídos 80 quilômetros de ciclovia e ciclofaixa. A expectativa era de que fossem construídos 20 quilômetros de via, a cada ano da atual administração.
Ciclovias são vias exclusivas para ciclistas, separadas fisicamente das vias de veículos, calçadas ou meio-fio. Nesses locais, é proibida a circulação de carros, motos e de pedestres.
Leia também:
Projeto de lei prevê Wi-Fi gratuito em terminais de ônibus de Manaus
Possível solução para trânsito caótico, uso de bike como meio de transporte local cresce
Em Manaus, fórum debate a bicicleta como modo sustentável de transporte