A Avenida Brasil, em Porto Alegre, terá uma faixa de trânsito exclusiva de ônibus a partir de segunda-feira (4), informou a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Com 750 metros de extensão, o corredor vai interligar as avenidas Farrapos e Benjamin Constant, que possuem corredores específicos para o transporte público.
A faixa exclusiva ficará no lado esquerdo da via, a partir da Avenida Pernambuco, e será sinalizada pela cor azul. O espaço será segregado por tachões e a sinalização, reforçada ao longo da via, com placas indicativas e pintura no asfalto. Condutores serão proibidos de parar ou estacionar no trecho, mas o acesso às garagens e comércio será permitido.
A expectativa da EPTC é que a faixa possa reduzir os tempos de viagem dos coletivos em até 12 minutos no horário de pico da tarde. Outro objetivo é minimizar os conflitos dos veículos particulares com as linhas de ônibus.
De acordo com a EPTC, a faixa funcionará 24h por dia. Dez linhas de ônibus circularão fora do trecho para atender os moradores e passageiros que embarcam ou desembarcam na região. Na Avenida Brasil, trafegam 40 linhas urbanas que transportam 180 mil passageiros, em média, por dia.
Leia também:
Obras do BRT de Porto Alegre ficam prontas até o fim do ano, diz prefeitura
Smov não tem dados sobre estado das calçadas de Porto Alegre
Projeto de ciclovia no bairro Santa Cecília (Porto Alegre) é apresentado