A primeira viagem do VLT ocorrerá às 7 horas e 30 minutos e o novo Veículo Leve sobre Trilhos fará inicialmente seis viagens ao dia, sendo três de ida até a cidade de Satuba e três de volta até a estação central de Maceió.
Paralelamente, os trens antigos continuarão em operação, aumentando a demanda de passageiros com o advento do VLT. Vale salientar, que nesse primeiro mês devido às condições técnicas das plataformas do Mutange, Sururu de Capote (Flexal) e Fernão Velho, o VLT não irá parar nessas estações. A previsão, segundo a diretoria da empresa, é que em novembro as plataformas das citadas estações estejam em condições de operação de embarque e desembarque de passageiros.
Os trabalhos desenvolvidos pela CBTU na antiga Feira do Passarinho, é que permitirão que os trens possam, a partir de segunda-feira, se deslocarem até a estação central de Maceió. Até sexta-feira estará implantada a nova malha ferroviária da Feira do Passarinho para a passagem dos trens, com as empresas continuando o trabalho de implantação da duplicação da linha e futuramente a construção da nova estação de transbordo do Mercado Público. No momento já foi feito o trabalho de terraplanagem do local e se trabalha ainda no sistema de saneamento de toda a área de atuação da CBTU.
A empresa também comunica a todos os usuários do VLT, que não será permitido o transporte de cargas de alimentos perecíveis nem tampouco de animais, que possam comprometer o bem-estar de todos os passageiros, que terão um trem da mais alta tecnologia e totalmente climatizado. Para isso, uma campanha junto aos usuários está sendo feita a partir de amanhã, quinta-feira, para alertar da necessidade de todos colaborarem para a conservação do VLT.
O superintendente da empresa, Marcelo Gomes, anunciou também que para o dia das Crianças, 12 de outubro, a CBTU fará uma programação especial que será oportunamente divulgada, onde transportará centenas de crianças para conhecer o mais moderno sistema de transporte de massa sobre trilhos.
Mais notícoas sobre Maceió-AL:
Maceió realiza desafio intermodal e Dia Mundial Sem Carro
Prefeitura de Maceió vai substituir ônibus por VLT na Fernandes Lima
Transporte público de Maceió é sinônimo de espera e sufoco
Acordo garante continuação das obras do VLT em Maceió