Um projeto de acesso gratuito à Internet nos terminais de ônibus de Manaus foi proposto na última quarta-feira (23) na Câmara Municipal de Manaus (CMM). Sob avaliação da Mesa Diretora da casa, ele prevê acesso sem limite de tempo pelos usuários e ainda especifica a velocidade mínima, que seria de 2 MBps.
A iniciativa também determina que letreiros claros e acessíveis deverão ser fixados nesses locais, informado a existência de rede sem fio (“Free Wi-Fi Zone”) para uso dos passageiros. O projeto é de autoria do vereador Marcelo Serafim (PCB), que justificou a proposta como um meio de levar Internet de qualidade à população.
Todos os cinco terminais de integração (Centro, Cachoeirinha, Cidade Nova, Jorge Teixeira e São José) deverão ser contemplados pela medida. Manaus, que dispõe de poucos lugares públicos com acesso à redes sem fio, ainda não conta com uma conexão a uma velocidade razoável ou que não esteja sujeita a falhas frequentes.
“Os esforços têm sido feitos para determinar o acesso em todos os países com enfoque em políticas públicas que possibilitem aos cidadãos usufruir deste benefício conhecido como ‘inclusão digital’”, afirmou.
Leia também:
Em Manaus, fórum debate a bicicleta como modo sustentável de transporte
Associação de Consumidores avalia condições de ciclovias em 12 capitais
Linhas de ônibus criadas pela SMTU seguirão funcionando após a Copa em Manaus