As obras para o sistema de ônibus Bus Rapid Transit (BRT), em Porto Alegre, devem entrar em uma fase decisiva em agosto de 2014. Os cruzamentos de importantes avenidas da capital vão trocar o asfalto pelo concreto, como mostra reportagem do Bom Dia Rio Grande, programa da RBS TV. A previsão é que as obras fiquem prontas até o fim do ano, segundo a prefeitura.
De acordo com o Executivo, a troca de pavimentação já está 95% pronta na Avenida Protásio Alves, 96% na Bento Gonçalves e 60% na João Pessoa. O próximo passo é instalar o concreto nos cruzamentos dessas avenidas. Somente na Protásio Alves, são 10 pontos. A operação vai provocar mudanças no trânsito.
"A execução desses cruzamentos fica até o fim do ano concluída. Nós temos toda uma programação, teremos semáforos alterados, são cruzamentos que impactam a cidade nesses corredores importantes e precisam ser planejados junto a EPTC", afirmou o coordenador Obras de Mobilidade Urbana do município Rogério Bau.
O viaduto da Bento Gonçalves, que também havia sido prometido para antes da Copa do Mundo, deve ficar pronto no início do ano que vem. O elevado da Pinheiro Borda, que foi liberado em junho, vai receber acabamentos, mas o trânsito não será bloqueado.
"O viaduto da Pinheiro Borda, a gente tem que executar alguns acabamentos que ficaram imperfeitos. Isso está dentro do prazo da garantia junto à construtora, não terão custo a mais para a prefeitura. Que fique claro que não temos nenhum problema, são acabamentos que precisam ser melhorados", completou Bau.
Leia também:
Smov não tem dados sobre estado das calçadas de Porto Alegre
Projeto de ciclovia no bairro Santa Cecília (Porto Alegre) é apresentado
Justiça dá prazo para prefeitura de Porto Alegre abrir licitação de ônibus