A falta de pontualidade é o principal motivo das multas recebidas pelas empresas de ônibus de Curitiba. Das 5.838 infrações registradas entre janeiro e maio deste ano, 909 foram porque as empresas fizeram menos viagens do que deveriam. Outras 936 infrações dizem respeito ao horário de chegada e partida dos ônibus.
Ao todo, a Urbs registrou 471 casos de ônibus que chegam antes do horário aos pontos e terminais e outros 465 de atrasos. O problema causa transtornos aos usuários, já que filas se formam e os ônibus, muitas vezes, andam lotados. Além disso, é comum ver mais de um ônibus chegando ao mesmo tempo aos pontos.
“Ele atrasa, e às vezes vêm três ônibus no mesmo horário”, conta uma usuária da linha Vila Sandra, que aguardava o coletivo no ponto da Praça Rui Barbosa.
As demais infrações tratam de problemas verificados pelos fiscais da Urbs ou de denúncias de usuários feitas pelo telefone 156. As mais de 5,8 mil infrações deste ano representam quase a metade do que foi registrado em 2013, quando a Urbs encontrou 9.526 irregularidades.
Para tentar coibir as práticas abusivas das empresas, a Urbs tem aplicado multas. Porém, nem sempre elas são cobradas, já que cabe recurso a cada uma das infrações. Em 2013, a Urbs cobrou R$ 1,2 milhão em multas, que equivale à metade do que o sistema de ônibus em Curitiba arrecada diariamente, R$ 2,4 milhões.
O presidente da Urbs, Roberto Gregório, diz que o foco principal da ação dos fiscais não é punir as empresas, mas educa-las, para melhorar o serviço. “O uso do 156 em especial, o uso de e-mails, da Ouvidoria da Prefeitura são instrumentos muito importantes para que a gente receba os subsídios necessários para que a gente possa trabalhar em prol do transporte coletivo”, conta.
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