O Projeto de Lei que vai estabelecer as diretrizes para o processo licitatório da concessão das linhas de ônibus da região metropolitana do Recife, foi assinado neste sábado (01), pelo governador, Eduardo Campos, e pelos prefeitos da capital, João da Costa, de Olinda, Renildo Calheiros, e pelo gestor de São Lourenço da Mata, Ettore Labanca. O ato foi realizado na Cidade da Copa, onde está sendo construído a Arena Pernambuco.
Durante a cerimônia, o prefeito João da Costa ressaltou que o Projeto de Lei irá beneficiar a população mesmo após o Mundial. "Hoje é um dia muito importante, fico feliz em poder participar desse momento. Um projeto como este, mostra o nosso compromisso com o transporte público. Temos como objetivo melhorar a qualidade de vida das pessoas que circulam pela região metropolitana do Recife", ratificou.
A lei define os parâmetros para a prestação de serviços no setor, fixando os critérios de reajuste tarifário e a regulamentação da remuneração dos concessionários. O projeto determina que a empresa ou consórcio vencedor da licitação não pode operar mais de 20% do total de linhas existentes e que a exploração dos serviços seja feita por um prazo determinado, conforme o edital de concessão.
Ramal
O governador Eduardo Campos assinou também a Ordem de Serviço da obra de implantação do corredor exclusivo de TRO (Transporte Rápido de Ônibus), Ramal Cidade da Copa. O TRO é um sistema, no qual os ônibus possuem ar-condicionado, contagem eletrônica de passageiros, GPS, registro de imagens e circulam em faixas exclusivas.
"Estamos realizando um conjunto de obras que possui grande importância para sociedade pernambucana, pois melhora a mobilidade da população que precisa diariamente de um transporte público. Queremos que os usuários de transporte coletivo tenham a condição de chegar mais rápido ao seu destino", declarou o governador.
As obras do Ramal da Copa vão receber um investimento de R$ 131 milhões, recursos do Programa de Aceleração do Crescimento 2014 (PAC Copa) e do Tesouro Estadual. O Ramal Cidade da Copa, que possui 6,3 km de extensão, começa na Avenida Dr. Belmino Correia, em Camaragibe, nas mediações da Estação de Metro e do Terminal Integrado de Camaragibe. O Ramal de Acesso à Cidade da Copa terá uma ciclovia e duas pistas de carro nos dois sentidos.
Mais notícias sobre Pernambuco:
Após um ano, Recife mostra projetos de transporte para a Copa
Jaboatão em Pernambuco, vai ganhar corredor exclusivo para ônibus
Pernambuco lança editais para obras de mobilidade da Copa
VLT vai substituir o trem do Cabo em Pernambuco