O Metrô-DF registrou aumento de 30% na demanda de passageiros nas estações de maior movimento (Central, Shopping e Praça do Relógio), nos sete dias em que houve partidas da Copa do Mundo no Estádio Nacional Mané Garrincha e em todas as partidas disputadas pela Seleção Brasileira, mesmo fora da capital federal.
Vale destacar que, normalmente, os vagões transportam cerca de 140 mil pessoas por dia em todo o sistema. Nos dias de jogos no Mané Garrincha, a operação especial funcionou com a capacidade máxima de 24 trens durante as quatro horas que antecederam o duelo e nas três horas seguintes ao término.
Nos dias de jogos do Brasil, quando muitos trabalhadores foram dispensados ao meio-dia, o Metrô-DF também operou com a capacidade máxima pela manhã e no período do almoço. Com isso, o intervalo médio entre os trens era menor que quatro minutos na via principal (Central – Águas Claras) e sete minutos nos ramais Ceilândia e Samambaia.
As estações que registraram os maiores movimentos foram Central, onde os torcedores desembarcaram em direção ao Estádio Nacional, Shopping, pela localização próximo à rodoviária interestadual e a um dos principais centros de compras da cidade, e Praça do Relógio (Taguatinga), em consequência da realização da FIFA Fan Fest no Taguaparque, que funcionou das 9h às 21h, com transmissões ao vivo dos jogos e apresentações musicais.
Na estação Central, foram utilizados cavaletes para organizar as filas e não houve confusão no embarque dos usuários. De acordo com a companhia, os usuários utilizaram esse meio de transporte para ir e voltar das partidas de forma ordeira e pacífica, sem nenhuma prática grave de violência ou depredação do patrimônio público.
Leia também:
Cobrador monta biblioteca pública em linha de ônibus em Brasília
Metrô Instrumental leva música às estações de Brasília
Inaugurado primeiro corredor do Expresso DF