Portadores de deficiência visual que utilizam o transporte municipal de São Caetano, na Região Metropolitana de São Paulo, passaram a contar, desde ontem (16), com aplicativo para smartphone que avisa, por voz, qual ônibus está se aproximando do ponto de parada. A primeira versão do programa já funciona desde o mês passado.
A ideia é do morador da cidade e programador Luiz Eduardo Porto, que é cego. “Um dia fui pegar ônibus e não tinha ninguém para me ajudar no ponto. Tive que ficar atento ao barulho e dar sinal, perguntando para o motorista se ia para onde eu queria.”
O programador se reuniu com a Prefeitura, a Vipe (Viação Padre Eustáquio), responsável pelas linhas municipais, e a Cittati, empresa que desenvolveu o aplicativo e é especialista em soluções de Mobilidade Urbana. “A aplicação do comando de voz em São Caetano foi fácil porque a cidade tem apenas uma prestadora de serviço”, disse o gerente de produtos da Cittati, Ramon Canales.
O prefeito Paulo Pinheiro (PMDB) destacou que, agora, os deficientes físico, auditivo e visual terão o mesmo acesso ao aplicativo.
A Prefeitura não teve nenhum gasto para a implantação, que foi totalmente custeada pela Vipe. A ferramenta é gratuita e está disponível para os celulares com sistema Android ou iOS.
Leia também:
Com aumento da frota, país tem 1 automóvel para cada 4 habitantes
São Caetano-SP encerra programa Sancabike
São Caetano do Sul aluga bicicletas adaptadas para idosos e deficientes