Agora, novo Projeto de Lei, aprovado em segunda votação no dia 02/07, pretende identificar e sinalizar as bacias hidrográficas debaixo do asfalto.
Criado pelo vereador Ricardo Young (PPS) em cooperação com a ONG Rios e Ruas (parceira do Planeta Sustentável no Planeta no Parque 2014), o PL 858/2013 determina a inclusão do nome das bacias hidrográficas nas placas de todas as vias e logradouros públicos sobre os quais estão situadas.
O objetivo da alteração nas placas é mostrar às pessoas a existência dos rios que passam sob ruas e avenidas de seu trajeto diário. "Isso também permitirá que a população conheça mais profundamente a história da cidade, se aproprie do bem público e, sobretudo, se conscientize sobre sua responsabilidade em relação à preservação dos recursos naturais", aponta a justificativa acostada ao projeto.
Segundo os idealizadores, o projeto é um esforço para resgatar a memória hídrica da cidade. Isso porque as bacias hidrográficas serviam como delimitação natural dos bairros no início da formação de São Paulo, mas o processo de urbanização e o crescimento desornado sufocaram e esconderam os rios.
O PL será enviado ao Executivo, para sanção pelo prefeito Fernando Haddad.
Leia também:
No lugar mais rico da América do Sul, a vida do pedestre vale pouco
Nova ciclovia em SP passa por pontos turísticos da cidade
Haddad dá sinal verde a transporte hidroviário em São Paulo