Bilhetagem única em Natal sai em até 3 meses, diz prefeitura

Sistema para operar a integração de todo o transporte coletivo será desenvolvido por empresa mineira. Já estudo sobre o transporte e o plano de mobilidade, só em 2015

Notícias
 

Fonte: Portal no Ar*  |  Autor: Paulo de Sousa e Sílvia Ribeiro Dantas  |  Postado em: 08 de julho de 2014

Bilhete único a caminho. Plano de mobilidade, só e

Bilhete único a caminho. Plano de mobilidade, só em 2015

créditos: Alberto Leandro

 

O sistema de bilhetagem única no transporte público de Natal deverá ser implementado em até três meses, anunciou nesta segunda-feira (7) a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) durante a reunião do Conselho Municipal de Transporte e Trânsito Urbano de Natal. A iniciativa vai permitir aos usuários do transporte da cidade utilizarem o mesmo cartão para pagar as passagens de ônibus e microônibus do sistema opcional.

 

A titular da Semob, Elequicina Santos, contou que a empresa mineira Instituto Rua Viva foi contratada por dispensa de licitação para viabilizar a implantação do sistema de bilhetagem única em Natal. A empresa será responsável por criar o chip que será utilizado nos cartões eletrônicos para pagamento das passagens, tanto nos veículos administrados pelo Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal (Seturn) quanto pelo Sindicato de Transportes Opcionais Passageiros do RN (Sintoparn).

 

Estudo e plano de mobilidade, só em 2015

Estava anunciado também um estudo aprofundado sobre o transporte público – incluindo origem e destino das linhas, tarifas, a reestruturação completa – mas este teve seu prazo prorrogado, e pela segunda vez. De acordo com a Semob, os projetos de Licitação do Transporte Público e o Plano de Mobilidade de Natal só devem sair em 2015.

 

O Instituto Rua Viva ganhou a licitação do projeto, mas ainda não foi nomeado. A consultoria apresentou orçamento de R$ 431 mil para elaboração do projeto e do Edital de Licitação do Transporte Público. 

 

Após a Bilhetagem Eletrônica, a licitação é o segundo projeto mais debatido, uma vez que pretende reconfigurar a rede de transportes públicos de Natal, a partir do diagnóstico da situação atual.

 

O estudo precisará considerar, por exemplo, a existência de 165 alternativos no transporte público, apesar de atualmente só rodarem 82 ônibus. O pedido foi feito pelo Sitoparn e acatado pelo prefeito Carlos Eduardo Alves.

 

Outro estudo já havia sido feito pelo Município em 2012, pela empresa Oficina e Consultores, ao custo de R$ 922 milhões, mas foi engavetado por ação do Ministério Público Estadual. Segundo Elequicina, a nova consultoria poderá reutilizar dados do estudo antigo.

 

O plano de mobilidade de Natal – que define a organização urbanística da cidade de acordo com o tipo de transporte –, previsto pelo Plano Diretor de 2007, também só ficará pronto ano que vem. A Semob ainda está fazendo a pesquisa mercadológica para lançar o edital de licitação.

 

*Com informações atualizadas e complementares do jornal Tribuna do Norte

 

Leia também: 

Natal institui transporte público gratuito para alunos da rede municipal 

Edital de licitação do VLT em Natal deve sair até maio

Edital para projeto do VLT de Natal sai em abril  

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário