A Prefeitura do Rio reabre nesta quarta-feira (2) o Teleférico da Providência que liga a Praça Américo Brum à Central do Brasil e à Gamboa. A viagem gratuita percorre 721 metros em aproximadamente 5 minutos e proporcionará conforto e acessibilidade aos quase 5 mil moradores do Morro da Providência, no Centro. Os moradores da região chegaram a reclamar por diversas vezes do abandono do teleférico que fez uma única viagem durante evento-teste em dezembro de 2012.
No mesmo dia também serão entregues à comunidade uma Clínica da Família, que vai funcionar na Estação Gamboa do teleférico, a Casa Rio Digital e uma Academia da Terceira Idade.
Nos próximos dois meses, o serviço do Teleférico da Providência funcionará em horário e condições especiais de teste e treinamento de pessoal, que terá três fases de implantação. Quando estiver em pleno funcionamento o sistema vai operar das 6h às 21h de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h aos sábados e das 9h às 18h nos domingos e feriados.
Obra ficou parada
A obra custou R$ 75 milhões, incluindo a construção das três estações de integração, a montagem das torres, as mudanças na rede de energia e a abertura de vias de acesso. O teleférico chegou a ser inaugurado em dezembro de 2012, quando fez a única viagem até a Cidade do Samba, na Gamboa, na Zona Portuária.
As três estações do teleférico ficaram fechadas. Em uma delas, havia depósito de material de construção e gato de energia elétrica.
Leia também:
Teleférico da Providência, no Rio, passa por últimos testes
No Rio, teleférico da Providência não sai do lugar
Obra do teleférico da Providência, de R$ 75 milhões, está parada no Rio