O Plano de Mobilidade Urbana Sustentável que busca diminuir o uso do carro em Madri

Cidade espanhola começa a implantar um plano de mobilidade sustentável, especialmente pensado para humanizar e melhorar a infraestrutura da cidade até 2020

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Fonte: Arch Daily  |  Autor: Constanza Martínez Gaete  |  Postado em: 18 de junho de 2014

Madri possui três mil quilômetros de ruas

Madri dá um passo adiante na mobilidade sustentável

créditos: Gran Vía Madrid © trioptikmal, via Flickr

 

Aumentar em 25% as áreas de pedestre, construir mais vias para os ônibus de transporte público e dar-lhes preferência nos cruzamentos, limitar o tempo dos estacionamentos para os automóveis e aumentar a quantidade de bicicletas publicas elétricas, são algumas das medidas que propõe o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) para Madri, a serem implementadas a partir desse ano até 2020.

 

Com elas, a prefeitura pretende fazer da capital espanhola uma cidade destinada à cidadania e não aos veículos, convertendo-a num lugar mais amigável para os pedestres, diminuindo os acidentes de trânsito, a contaminação ambiental e restringindo o uso do automóvel, sobretudo no centro.

 

Sabia mais detalhes do PMUS a seguir.

 

Segundo o plano, elaborado pela Prefeitura de Madri, empresas, políticos de diversos setores e organizações civis, a cidade possui três mil quilômetros de ruas. Nelas, a cada dia útil, são realizados 2,5 milhões de percursos em veículos privados, em contraste com os três milhões que se deslocam em transporte publico, sendo 40% desses em ônibus, que não contam com infraestruturas adequadas, particularmente na periferia da cidade.

 

1399932124_plan_de_movilidad_urbana_sostenible_madrid_1Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Madri. Via El País.

 

Por esse motivo, o documento indica a construção de 90 quilômetros de vias para ônibus nesse setor da cidade, já que o meio mais utilizado até agora para chegar à periferia é o automóvel, e isso deve ser mudado. De fato, o diagnostico afirma que, diariamente, sete de cada dez viagens que são feitas de automóvel em Madri, têm como origem ou destino esse setor.

 

1399932120_plan_de_movilidad_urbana_sostenible_madrid_2Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Madri. Via El País.

 

Uma segunda medida que favorecerá as viagens em ônibus, é que eles terão a preferência nos cruzamentos das ruas com tráfico menos intenso. No caso do metrô, o planejamento contempla estender a linha 9 até Costa Brava; e para o trem, um traçado circular similar a autopista M-45. No entanto, essa ultima iniciativa não está confirmada pois depende do Ministério do Desenvolvimento.

 

Em relação aos deslocamentos a pé, o plano afirma que, entre 2004 e 2012, estes aumentaram de 29% a 31%. Mesmo o número sendo positivo, ele acabou sendo afetado pela falta de recursos econômicos para a construção de mais calçadas. Assim, o PMUS propõe ampliar as calçadas mediante a eliminação de ruas, criando um percurso para o pedestre entre Retiro e a Casa de Campo através do bairro de Lavapiés e tornar as ruas do centro exclusivas para pedestres.

 

1399932194_gran_v__a_madrid____trevorhuxham_v__a_flickr© Trevor.Huxham, via Flickr.

 

Outro fato que o plano procura regular são os estacionamentos para automóveis, ainda que em certo aspecto isso seja questionável. Por um lado o preço dos estacionamentos privados será duplicado para que custem o mesmo que os públicos (de 2,75 euros por duas horas a 4,85 euros), diminuindo a circulação de automóveis que procuram estacionamentos, particularmente no centro. O tempo de estacionamento também será limitado a duas horas, controlado com o registro de cada veículo. Contudo, por outro lado, serão construídos 15 mil estacionamentos nos acessos da cidade.

 

Os efeitos dessa última medida são questionáveis, já que diversos estudos – como “Políticas Públicas destinadas a reduzir o uso do automóvel: Manual de implementação de sistemas de parquímetros para cidades mexicanas”, do Instituto de Políticas para o Transporte e Desenvolvimento (ITDP) de México – demonstraram que quando se aumenta a oferta de estacionamentos, incentiva-se o uso do automóvel.

 

1399932117_madrid___caribb_v__a_flickr© caribb, via Flickr.

 

Entre as medidas destinadas a fomentar o uso da bicicleta, está aumentar o número de bicicletas elétricas disponíveis para aluguel, passando de 1.580 a 3.300. Além disso, se estenderá a rede de ciclovias e as ruas das Zonas 30, que são os lugares onde devem conviver os automóveis e as bicicletas. Essas decisões foram tomadas a fim de incentivar o uso desse meio de transporte limpo que ainda não representa nem 1% dos deslocamentos em relação aos realizados em automóveis.

 

O documento completo do Plano de Mobilidade Urbana sustentável pode ser baixado aqui.

 

Via Plataforma Urbana. Tradução Camilla Ghisleni, ArchDaily Brasil. 

 

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