Começa a funcionar nesta sexta-feira (13), das 9h até as 20h, a operação “Bike Parking Salvador”, um estacionamento especial para quem for aos jogos da Copa na Arena Fonte Nova. A capacidade é para 600 bicicletas, e o espaço está localizado em frente do Fórum Ruy Barbosa. O público alvo são torcedores, soteropolitanos, turistas e trabalhadores na região do entorno.
A coordenação é da Ecopa (Escritório Municipal da Copa) em parceria com o “Movimento Salvador Vai de Bike”, e o objetivo do programa é estimular o uso da bicicleta durante o Mundial.
Laranjinhas
Para aqueles que não tem sua própria bike, a opção é usar as laranjinhas do sistema público de bicicletas compartilhadas. A Prefeitura traçou rotas preferenciais saindo das estações de compartilhamento que são próximas à Arena Fonte Nova como a Praça Castro Alves, Praça da Piedade, Campo Grande, Largo da Vitória e Colégio Salesiano e estão operando em caráter especial para atender o público nessa ação.
Ao utilizar o estacionamento, o usuário receberá um ticket para que possa retirar sua bicicleta até as 20h30.
Para usar as bicicletas públicas, é preciso se cadastrar. Basta o usuário entrar no website do projeto (para acessar clique aqui). Será necessário efetuar o pagamento de um cadastro anual no valor de R$10.
Uma novidade do programa é que os ciclistas que utilizam as bicicletas laranjinhas têm agora um telefone unificado (4003-9892), que pode ser utilizado tanto para desbloquear as bikes nas estações, quanto para falar com a central de atendimento do programa. O serviço funciona no mesmo período das estações de compartilhamento, das 6h às 22h.
Leia também:
Bicicletas na Copa: Salvador dá o exemplo
Metrô de Salvador é inaugurado
Bicicletário será instalado perto da Arena Fonte Nova, na Copa