Trilhos da Linha 4 do Metrô do Rio já estão sendo instalados

O primeiro túnel aberto pela Linha 4 do Metrô, que vai ligar a Barra da Tijuca a São Conrado e tem cinco quilômetros de extensão, já conta com 400 metros de trilhos novos

Notícias
 

Fonte: Correio do Brasil  |  Autor: Correio do Brasil  |  Postado em: 13 de junho de 2014

Colocação deve chegar à plataforma da Estação São

Colocação deve chegar à Estação São Conrado até 2015

créditos: Reprodução

 

De origem espanhola, as estruturas vieram de navio e chegaram ao Rio em fevereiro. Os trilhos, que possuem 18 metros de comprimento e pesam mais de uma tonelada, estão sendo soldados em grupos de quatro e levados para o local onde vão ficar posicionados, já sobre os dormentes (peças de concreto colocadas transversalmente debaixo dos trilhos). A previsão é de que a cada semana sejam colocados 300 metros de trilhos novos no túnel, que é o maior entre estações metroviárias do mundo escavado sob rocha.

 

"Já instalamos 400 metros de trilhos entre São Conrado e Barra, e a previsão é de que a cada semana 300 novos metros sejam instalados para o funcionamento completo da Linha 4 em 2016. A Linha 4 emprega cerca de 8 mil funcionários e vai atender a 300 mil pessoas por dia", disse o subsecretário de Projetos Especiais da Secretaria da Casa Civil, Rodrigo Vieira.

 

Até o início de 2015, a colocação dos trilhos deve ser concluída na via 1, chegando à plataforma da Estação São Conrado. Em seguida, começa o trabalho na via 2 (sentido Barra da Tijuca). Ao todo, da Barra até São Conrado, serão mais de 1.100 trilhos.

 

Nesta primeira etapa, até a instalação completa dos trilhos na via 1 (sentido São Conrado), os operários trabalham a partir da metade do túnel em duas direções: Barra da Tijuca e São Conrado. Enquanto fazem a concretagem da via permanente, ainda constroem as passarelas de emergência e as canaletas para os cabos do sistema.

 

Mais de 300 mil pessoas usarão a Linha 4 do Metrô todos os dias

A Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro (Barra da Tijuca-Ipanema) vai transportar, a partir de 2016, mais de 300 mil pessoas por dia e retirar das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. Com a nova linha, o passageiro poderá utilizar todo o sistema metroviário da cidade com uma única tarifa. Serão seis estações (Jardim Oceânico, São Conrado, Gávea, Antero de Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz) e aproximadamente 16 quilômetros de extensão. A Linha 4 do Metrô entrará em operação no primeiro semestre de 2016, após passar por uma fase de testes. Será possível ir da Barra a Ipanema em 15 minutos e, da Barra ao Centro, em 34 minutos.

 

Leia também:

Pesquisa aponta que Recife, Salvador, Rio e Fortaleza têm trânsito pior do que o de SP 

BNDES aprova R$ 2,7 bilhões para mobilidade urbana no Rio 

Mobilidade urbana no RJ precisa melhorar, aponta pesquisa 

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário