A primeira etapa do BRT Expresso DF Sul, no trecho ligando Santa Maria e o Gama a Candangolândia, foi inaugurada na manhã desta sexta-feira (13). Estiveram presentes a solenidade na estação de Santa Maria a presidente Dilma Rousseff e o governador do Distrito Federal Agnelo Queiroz (PT).
Até o dia 22 de junho, o BRT continua funcionando em fase experimental e os passageiros poderão circular de graça. De 22 a 29 de junho, serão feitos testes da operação comercial e, a partir do dia 29, todos os passageiros precisarão pagar pelo serviço. Desde abril, o BRT funcionava gratuitamente em caráter experimental.
O Expresso DF Sul vai ligar a região à Rodoviária do Plano Piloto. A obra total tem investimentos de de R$ 761,4 milhões, entre dinheiro público e financiamentos.
Durante a inauguração, Dilma, Agnelo e a comitiva andaram no BRT. "A viagem é rápida. A gente anda suavezinho e sobre um pavimento que é feito para durar, com concreto armado", disse a presidente da República.
Quando a obra estiver concluída, a expectativa é reduzir o tempo de viagem em horário de pico dos atuais mais de 90 minutos para 40 minutos. O conceito do BRT (Bus Rapid Transit) é baseado num corredor exclusivamente dedicado a ônibus articulados. Como não compartilham as ruas com outros veículos, os deslocamentos se tornam mais rápidos e eficientes.
Leia também:
Com duas estações concluídas, BRT começa a operar em Recife (PE)
Dilma inaugura domingo primeiro trecho do BRT Transcarioca
Prefeitura de Fortaleza inicia obra do BRT na Avenida Bezerra de Menezes