O Fifa Fan Fest Parque, espaço especialmente preparado para receber os turistas torcedores em Cuiabá (MT) durante a Copa do Mundo, é uma área de 40 mil m2 e capacidade para atender até 52 mil torcedores. Instalado no antigo Parque de Exposições da Acrimat, é de lá que, de 12 a 24 de junho, serão transmitidos os jogos, seguidos de shows nacionais e regionais.
Anteontem (11), para averiguar se o local está acessível a toda população - condição imposta por lei federal e constante no Plano Diretor do município - e, a pedido do Ministério Público Estadual, o Crea-MT (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso) realizou por lá uma operação fiscalizatória: "Este espaço deveria estar preparado para receber torcedores com todos os tipos de necessidades, a fim de proporcionar tratamento igualitário, um direito constitucional", declarou Givaldo Dias Campos, coordenador de acessibilidade do Crea-MT.
Mas, o que foi constatado na vistoria é que o local não está adequado para receber as pessoas com deficiência, uma vez que as calçadas, arquibancadas, balcões de atendimento, principais acessos e até mesmo o palco não estão instalados de acordo com as normas de acessibilidade.
"O que verificamos é que as pessoas com deficiência motora, visual e auditiva não terão como frequentar o espaço. Faltam pisos táteis, rebaixamentos adequados, sinalizações, rampas de acesso com corrimões, enfim, visivelmente o espaço não atende o direito fundamental de igualdade e dignidade que se esperava, já que se trata de um espaço público que receberá milhares de pessoas vindas de várias partes do mundo", analisou Campos.
O relatório completo contendo todas as irregularidades encontradas no Fifa Fan Fest Parque foi encaminhado no mesmo dia da vistoria ao Ministério Público para a tomada das providências cabíveis.
Leia também:
Capital de Mato Grosso é um desafio para pedestres
Sem VLT, grama volta a ser plantada em canteiros para a Copa em Cuiabá
A 15 dias de jogos da Copa, Cuiabá ainda é canteiro de obras