Bicicletas na Copa: Salvador dá o exemplo

Arena Fonte Nova instala sistema de bicicletas compartilhadas para os torcedores da Copa do Mundo

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Fonte: Divulgação Compartibike  |  Autor: Lais Yoshida  |  Postado em: 13 de junho de 2014

Bicicletas na Copa: Salvador dá o exemplo

Bikes na Copa: estacionamento na Fonte Nova

créditos: Divulgação

 

A empresa de bike sharing Compartibike, com patrocínio do Itaú e apoio da Prefeitura de Salvador, fará a instalação de um estacionamento itinerante para bicicletas ao lado da Arena Fonte Nova (Estádio Octávio Mangabeira), em Salvador. A cidade é a única na história da Copa a receber um projeto inovador como esse.
 

O serviço, que é totalmente gratuito para os usuários, quer incentivar o uso de bicicleta como meio de transporte pela cidade. Preparado para abrigar 600 bicicletas, o estacionamento ficará em funcionamento nos dias de jogos na capital, das 8h até às 20h.
 

Para utilizar o serviço, o usuário precisa fazer um cadastro e receber um comprovante com os seus dados, e, após o jogo, pode retirar a sua bicicleta sem nenhum custo. Além de ser uma alternativa econômica e saudável, o usuário evitará uma das maiores preocupações dos torcedores, que é a zona de exclusão da Fifa, que proíbe a passagem de carro no entorno do estádio, além do trânsito que se forma horas antes da partida. O projeto terá início no dia 13 de junho.
 

A prefeitura de Salvador tem fomentado o uso de bicicleta com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana a partir de iniciativas que visam promover esse estilo de vida, como a instalação de estações de bicicletas pela cidade, pintura de ciclofaixas nos principais pontos turísticos da cidade,investimento na infra-estrutura cicloviária, com a implantação de bicicletários e paraciclos e a criação do site Salvador Vai de Bike que visa conscientizar e educar a população sobre o uso de bicicletas no trânsito.
 

Compartibike
Foi criada por quatro estudantes da Universidade de São Paulo em 2010 com o objetivo de aumentar o uso de bikes no cenário urbano. Maurício, um dos fundadores da empresa, viveu na França, país pioneiro a usar esse sistema de bikesharing, e trouxe a ideia de lá. O primeiro projeto foi a implementação do sistema piloto desenvolvido em parceria com a USP, o Pedalusp. Com o sucesso da ação, a Compartibike conseguiu o apoio da Secretaria Metropolitana de Transportes de São Paulo e levou 16 bicicletas e montou uma estação no Metrô Butantã e outra no P1, principal entrada da Universidade.
 

Com o crescimento, a empresa criou mais um projeto inovador e levou seus bicicletários para dentro de condomínios. O empreendimento visa, não somente o bem estar oferecidos aos moradores, mas também a praticidade e a necessidade de novas alternativas de transporte.

 

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