O edital de licitação para as obras de infraestrutura e edificações do sistema Bus Rapid Transit (BRT) foi lançado nesta terça-feira (27), pela Prefeitura da capital.
O BRT, ou ônibus de trânsito rápido, foi implantado com sucesso em cidades pelo mundo, como Londres, Bogotá, Cidade do México e Los Angeles e agora está em fase de licitação em Manaus.
Em entrevista coletiva, o secretário municipal da Infraestrutura, Américo Gorayeb, apresentou o edital, previamente aprovado pela Caixa Econômica Federal (CEF) e órgãos como o Tribunal de Contas da União (TCU), Ministério Público Federal (MPF) e Controladoria Geral da União (CGU).
A tecnologia, segundo o Secretário Municipal da Infraestrutura, Américo Gorayeb, é atualmente o sistema de transporte público mais difundido em todo o mundo e apontado pela prefeitura de Manaus como solução de mobilidade urbana para a cidade.
De acordo com Gorayeb, o traçado do anel viário vai interligar as zonas Norte, Leste e Sul ao centro da cidade, por meio de corredores exclusivos nos principais eixos viários de cada zona.
A Seminf estima que aproximadamente 1.300 imóveis vão precisar ser desapropriados ao longo das obras. A integração do BRT ao projeto do monotrilho, do Governo do Estado, já está em fase de estudo, informa o secretário.
De acordo com a Associação Nacional de Empresas de Transporte Urbano, o BRT é a solução mais indicada para o transporte de massas, atendendo assim uma das determinações da FIFA para a copa do mundo de 2014.
Mais notícias sobre Manaus-AM:
Manaus lança Edital de Licitação para implantação do BRT
Verba para obra do monotrilho em Manaus está pendente
Ciclismo na cidade cresce com movimento 'Pedala Manaus'
Sistema cicloviário em Manaus entra em tramitação nesta segunda