A Prefeitura de Belo Horizonte e o governo de Minas Gerais apresentaram nesta quarta-feira (4) o plano de mobilidade para a Copa do Mundo, que começa em pouco mais de uma semana. Na capital mineira, os torcedores poderão ir ao Estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão, por meio de um serviço especial de ônibus, que tem preço prioritário de R$ 15, ida e volta. Somente a linha que faz o trajeto entre o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Região Metropolitana, e o “Gigante da Pampulha” terá custo de R$ 20 – ou R$ 10 por trecho.
Cerca de 400 ônibus vão compor o serviço. Dentro da cidade, serão montados quatro terminais: no Centro, na Savassi, no Minas Shopping e no Expominas, onde será realizada a Fan Fest. Os veículos vão começar a circular cinco horas antes das partidas e, ao fim delas, rodarão por mais duas horas. Segundo o presidente da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), Ramon Victor César, os bilhetes já estão à venda nos postos Transfácil e também poderão ser comprados nos terminais em dias de jogos.
Durante a apresentação do plano, o secretário Municipal Extraordinário da Copa do Mundo, Camilo Fraga, desestimulou o uso de carros particulares. “Transporte para grande eventos precisa ser feito com transporte público”, enfatizou. Segundo ele, cerca de 70% dos presentes em partidas no Mineirão, o que corresponde a aproximadamente 40 mil pessoas, devem usar o transporte público. “Nós acreditamos que os serviços de transporte público da cidade (...) serão capazes de promover o deslocamento de uma massa enorme de pessoas até o anel mais próximo do Mineirão. E, a partir daí, com caminhadas de no máximo dois quilômetros, os torcedores chegarem até o estádio”, completa César.
Os visitantes e moradores da capital poderão, também, usar o novo sistema de transporte de Belo Horizonte para chegar ao estádio. Depois de diversos adiamentos, o BRT-Move não estará totalmente pronto para o Mundial – 85% da operação estará concluída. O presidente da BHTrans garante que não haverá prejuízo aos torcedores. “Todo o serviço de acesso ao Mineirão, que é o objetivo do Move no que diz respeito à Copa, já está operando já há algum tempo, e não temos nenhum problema do Move em relação ao acesso à Pampulha”.
Já o secretário de Estado de Turismo e Esporte, Tiago Lacerca, justifica dizendo que a Copa das Confederações foi realizada sem que o sistema estivesse em operação. “O BRT vem para acrescentar. E o que menos importa em relação ao BRT é a Copa do Mundo”, pontua.
Três linhas do Move atenderão os usuários que sairão da região central em direção ao Mineirão: 50, 51 e 52. A primeira, que normalmente segue diretamente pela Avenida Antônio Carlos – umas das principais vias de acesso à Pampulha –, fará paradas nas estações UFMG e Mineirão. No retorno, os torcedores poderão utilizar as linhas 51 e 52.
O público poderá ainda acessar o estado em ônibus regulares. Os veículos destas linhas estarão identificados com adesivos em alusão à Copa.
Desde o início da operação do Move na Avenida Antônio Carlos, os táxis estão proibidos de circular na busway. Segundo César, durante o Mundial, a restrição está mantida. “Os táxis estarão com dois pontos especiais naquela Região da Pampulha, um grande ponto perto do Iate, na orla da lagoa, e um outro ponto nas proximidades do edifício da Usiminas [na Avenida Presidente Carlos Luz]”, explica.
Nos dias de jogos, os carros particulares enfrentarão uma série de restrições no entorno do Mineirão, onde serão instalados mais de cinco pontos de verificação veicular. Segundo o presidente da BHTrans, perto do estádio, do Mineirinho e do Centro Esportivo Universitário (CEU), só serão permitidos veículos credenciados. O campus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) terá restrição de circulação de carros e pessoas. Já no bairro São José, os moradores e comerciantes, previamente cadastrados, poderão trafegar, mas haverá proibição de estacionamento. César acrescenta que, nos bairros Jaraguá, São Luiz e Bandeirantes, o trânsito não será restrito, mas o estacionamento também está proibido.
O presidente da empresa de trânsito diz estar certo de que o plano de mobilidade “vai operar muito bem”, integrando BHTrans, Polícia Militar (PM) e Guarda Municipal. “É um esforço nosso de dois anos, com suporte de consultoria especializada, com experiência em eventos dessa natureza”, aponta. Em caso de manifestações, como as que ocorreram na Copa das Confederações, César diz que as autoridades estão preparadas. "Evidentemente, dependendo do tipo, intensidade e localização destas manifestações, isso tem impacto negativo para o nosso planejamento. Para isso nós temos esquemas de contingência preparados".
Entorno do Mineirão terá restrição de circulação e estacionamento (Foto: Reprodução/BHTrans)
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