Dois anos após o lançamento da campanha Que Ônibus Passa Aqui, idealizada pelo coletivo gaúcho Shoot the Shit para promover a sinalização colaborativa dos pontos de ônibus de Porto Alegre, o grupo prepara uma nova ação de abrangência nacional. Nesta fase, a campanha irá envolver ainda mais a população em ações para melhorar a sinalização de paradas e abrigos por todo o Brasil.
Nesta semana, o Shoot the Shit lançou um vídeo para arrecadar fundos em um sistema on-line de financiamento colaborativo e com poucos dias no ar a campanha já ultrapassou a meta estabelecida. Segundo os organizadores, o dinheiro arrecadado será utilizado na confecção de adesivos que serão enviados pelo correio aos colaboradores, com o objetivo de que sejam colados nos pontos de ônibus. Os próprios usuários poderão inserir as informações, como o nome e número das linhas que passam pelo local, sugere o grupo gaúcho.
Nesta fase da campanha os integrantes do coletivo defendem que o cidadão adote uma parada de ônibus e ajude a mantê-la conservada por ao menos um ano, já que o poder público não é capaz de fazê-lo. Como ficam expostos ao tempo e à ação de vândalos, os adesivos fornecidos têm duração aproximada de um mês. A ideia proposta é que cada colaborador adquira ao menos 12 adesivos para que possam manter a parada sinalizada durante todo o ano. Segundo os organizadores, o objetivo é sinalizar o maior número possível de pontos nos municípios brasileiros, em especial nas cidades sede da Copa do Mundo.
Para saber mais sobre a campanha ou contribuir com a sinalização em seu município, acesse a página do Que Ônibus Passa Aqui no Catarse http://catarse.me/pt/qopa2014
Leia também:
Sinalize, a nova campanha do Mobilize Brasil
Legislação sobre Sinalização - Campanha Sinalize
RS: "O nosso processo criativo é viver a cidade, andar antenado e ver o que podemos fazer"