BNDES aprova R$ 2,7 bilhões para mobilidade urbana no Rio

Obras incluem BRTs, vias expressas, ciclovia e duplicação de elevado. Entorno de locais de provas olímpicas em 2016 serão beneficiados

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Fonte: G1 RJ  |  Autor: G1  |  Postado em: 04 de junho de 2014

Ligação São Conrado-Barra terá nova pista, com cic

Ligação São Conrado-Barra terá nova pista, com ciclovia

créditos: Divulgação / Prefeitura do Rio

 

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou nesta terça-feira (3) financiamento de R$ 2,7 bilhões para o município do Rio de Janeiro para melhorias na infraestrutura de mobilidade urbana. Os recursos representam 88% do total a ser investido nos projetos, que compreendem o lote zero do BRT Transoeste, a Via Expressa Transolímpica, a ligação BRT Transolímpica-BRT Transbrasil, o entorno do Parque Olímpico, a duplicação do Elevado das Bandeiras, a Ciclovia Niemeyer, a extensão da Via Expressa do Porto Maravilha e o entorno do Engenhão.

 

O lote zero do BRT Transoeste prevê a implantação de um corredor exclusivo de 6,4 km de extensão para ônibus articulados entre o Terminal Alvorada e o Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Segundo o banco, serão construídas sete estações (Barra Shopping, Cittá/Downtown, Parque das Rosas, Ricardo Marinho, Riviera, Freeway e Porto dos Cabritos), duas pontes sobre o Canal de Marapendi e um viaduto sobre a Rua Armando Lombardi.

 

O projeto tem investimento de R$ 95 milhões e vai permitir a integração do BRT Transoeste, que liga Santa Cruz e Campo Grande ao Terminal Alvorada, na Barra, com a estação de metrô da linha 4, que está sendo construída no Jardim Oceânico.

 

Transolímpica

Com 13 km de extensão e investimento de cerca de R$ 1,1 bilhão, a Via Expressa Transolímpica ligará a Avenida Brasil, no entroncamento com a Avenida da Equitação, no bairro de Magalhães Bastos, no Subúrbio, à Estrada dos Bandeirantes, no encontro com a Avenida Salvador Allende, no bairro de Curicica, Zona Oeste. A via cruzará os bairros de Camorim, Curicica, Taquara, Jardim Sulacap, Magalhães Bastos e Vila Militar, e será uma alternativa à Linha Amarela na ligação da Baixada Fluminense e de regiões próximas à Avenida Brasil com a Barra.

 

De acordo com o BNDES, parte da via terá faixas exclusivas para ônibus do sistema BRT, com sete estações. Serão construídos 26 viadutos e pontes, a maior delas com 220 metros de extensão, e dois túneis que somam 1,5 km, na Serra do Engenho Velho, que faz parte do maciço da Pedra Branca.

 

Já o projeto de ligação entre os BRTs Transolímpica e Transbrasil terá 3 km de extensão, em duas pistas de pavimento rígido, com duas estações. Estão previstas obras de drenagem, sinalização, iluminação, urbanização, paisagismo e um viaduto com 250 metros de extensão. Serão investidos R$ 100,5 milhões na obra, segundo o banco.

 

No entorno do Parque Olímpico, a Avenida Salvador Allende e parte da Avenida Embaixador Abelardo Bueno, na Barra, serão duplicadas, permitindo a extensão do BRT Transolímpica até a Avenida das Américas e a adequação urbanística do entorno dos locais que serão usados urante as Olimpíadas e as Paralimpíadas de 2016. No projeto estão incluídas drenagem, pavimentação, iluminação, ciclovia e urbanização. Os investimentos previstos são de R$ 581 milhões, informou o banco.

 

Elevado das Bandeiras

O projeto de duplicação consiste na implantação de via paralela ao Elevado das Bandeiras e aos túneis de São Conrado e do Joá, além da construção, por todo o percurso, da Ciclovia Niemeyer, que fará a interligação entre as ciclovias dos bairros de São Conrado e da Barra.

 

Com investimentos de R$ 489 milhões, a via terá 4,46 km de extensão, enquanto a ciclovia, que será construída ao longo da já existente, para ficar mais próxima ao mar, terá 3,1 km e receberá investimentos de R$ 35 milhões.

 

Porto Maravilha

As obras de prolongamento da Via Expressa do Porto abrangem a construção da extensão do túnel, o poço de serviço, a requalificação e ampliação do Mergulhão da Praça Quinze e a complementação da remoção do elevado da Perimetral. De acordo com o banco, os investimentos somam R$ 592 milhões. O túnel será estendido até encontrar o Mergulhão. O traçado volta à superfície aproveitando a rampa de subida do Mergulhão e segue no nível do mar até o encontro com o Aterro do Flamengo.

 

Entorno do Engenhão

O projeto prevê ainda a revitalização de logradouros no entorno do Estádio Olímpico João Havelange, Engenhão, no Engenho de Dentro, no Subúrbio, com pavimentação e drenagem, reparos na rede de iluminação pública, execução e recuperação de calçadas e construção de rampas de acessibilidade. Está prevista a abertura de uma nova rua de acesso ao estádio para os veículos vindos da Linha Amarelam, de acordo com o banco.

 

Estão previstas ainda a restauração dos galpões da oficina de trens da antiga Rede Ferroviária Federal (RFFSA), para melhorar o acesso à Estação Engenho de Dentro da Supervia, e a construção de uma área adjacente ao estádio para  estacionamento dos caminhões de geração de TV, com segurança reforçada e sistema independente de geração de energia. Os investimentos somam R$ 123 milhões, segundo o BNDES.

 

Geração de empregos

O banco calcula que, durante a execução das obras, serão criados 17 mil postos de trabalho diretos e indiretos - 10 mil na Transolímpica, 2 mil no BRT Transoeste, 1.290 no entorno do Parque Olímpico, 1.200 na duplicação do Elevado das Bandeiras, 1 mil na ligação entre os BRTs Transolímpica e Transbrasil, 1 mil no entorno do Engenhão, 545 no prolongamento da Via Expressa do Porto e 100 na ciclovia.

 
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