A volta do bondinho de Santa Teresa, na região central do Rio, está programada para ocorrer em agosto, a princípio, de modo experimental. O percurso inicial do transporte, que é o maior símbolo do bairro, terá 1.300 metros e passará pelas ruas Francisco Muratori e Joaquim Mortinho, até o Largo do Curvelo.
No total, 14 novos bondes estão sendo construídos em Três Rios, região centro sul fluminense, na fábrica TTrans. Uma locomotiva já está pronta, e duas, em fase de finalização.
Com preservação das características estéticas tradicionais – dimensão, cores, conjunto estético –, os bancos de madeira vão possibilitar o transporte de 32 passageiros por bonde. A previsão é que metade dos veículos se adaptem à locomoção de cadeirantes, a partir de recursos de acessibilidade, instalados em veículos com capacidade para 25 passageiros.
A secretaria Estadual da Casa Civil garante que nestes bondes haverá cortina de plástico transparente, para proteção de chuva, e estribos metálicos, para evitar que passageiros viajem em pé.
Depois do acidente nos trilhos de Santa Teresa, em 27 de agosto de 2011, a maior preocupação na construção dos novos modelos, segundo a secretaria, é com a segurança dos passageiros. Para isso, uma série de modificações foram planejadas, como freio magnético independentes e freio magnético de emergência.
O novo bonde terá limpador de para-brisa, retrovisor e banco, para acomodar os motorneiros. Além disso, serão implantados luz de led e sistema de GPS, painel de comando e circuito fechado de TV. Recursos de injeção e areia das quatro rodas garantem a estabilidade do novo bondinho.
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